Arte

Tipos de abóbadas
PERGUNTA
Nome:
Flora Salles
Enviada em:
Local:
S. Paulo - SP, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
70 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Professora

Eu gostaria de entender melhor os tipos de abóbada. Os saites falam em "abóbada de aresta", de "escarção", de "berço"... e eu fico na mesma. Faltam ilustrações, e não adianta procurar em inglês, pois não vou saber qual é tradução de qual. O artigo sobre "arte gótica" estava muito bom, por isso animei-me a escrever-lhes. Obrigada.
RESPOSTA

Prezada Flora, salve Maria.

     Pelo que vejo você já sabe o que é uma abóbada.
     A abóbada é criada pela translação de um arco e pode ter diversos tipos de traçados, recebendo designações segundo o seu perfil, faces e elementos. Daí receber tantos nomes diferentes.
     A abóbada de berço é aquela que é gerada pelo deslocamento de um arco ao longo de um eixo longitudinal.
     Já a abóbada de aresta é formada pela interseção de duas abóbadas de berço colocadas perpendicularmente uma à outra, projetando arestas salientes.
     Uma abóbada anular é aquela formada por uma abóbada de berço montada sobre paredes circulares concêntricas.
     Não há muito como ficar explicando, você, de fato, precisa de imagens para entender. Existem mais de vinte tipos de abóbadas. Recomendo que busque em livros de arte Românica e Gótica.
     Existe um "Dicionário de Termos Artísticos" editado em português onde você poderá encontrar os tipos de abóbada que existem e os nomes das mesmas equivalentes em Inglês, Francês e Espanhol, ajudando na sua busca pelas tais imagens.
      Espero poder ter ajudado.

Salve Maria.
Gabriela De Laquila Quintale.