Arte

"O Código da Vinci"
PERGUNTA
Nome:
Carlos
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Pós-graduação concluída

Caríssimo prof. Fedeli,   O senhor já leu o ridículo livro "O Código DaVinci", escrito por um tal de  Dan Brown?

  Caso o senhor não o conheça, esse livro fala sobre uma conspiração da Igreja  Católica Romana para ocultar a "verdade" sobre Cristo, ou seja, de que ele  só passou a ser considerado Deus a partir do século IV, que ele se casou com  Sta. Maria Madalena e que eles foram viver na Gália.

  Além disso, retrata a Opus Dei como uma organização secreta de assassinos do  Vaticano (pelo menos nisso o autor foi original, visto que quem sempre levou  a fama foram os Jesuítas...) e que o cristianismo como conhecemos hoje foi  invenção de um "imperador pagão", Constantino Magno - e mais um monte de  besteiras.

  Por incrível que pareça, este livro está fazendo um sucesso estrondoso nos  EUA e aqui no Brasil está indo pelo mesmo caminho. Por isso, pensei que como  o senhor é uma autoridade em História, poderia escrever um caderno refutando  todas as besteiras desse livro.

  Que tal a idéia?

  Atenciosamente, subscrevo-me.

  Carlos H. Garcia
RESPOSTA
Muito prezado Carlos, salve Maria!

Muito lhe agradeço a sugestão e a confiança manifestada em minha  pessoa..

Você tem toda razão: esse livro é um amontoado de tolices. É incrível  como nossa época engole com avidez todas as tolices que são publicadas.

Isso é uma prova de que a multiplicação de Escolas e de Faculdades, de  per si, não trouxe, de fato, nenhum crescimento no saber. Pouco adianta ter  informações se não se possui a Verdade. A perda da Fé é que faz o público  hoje, mesmo com título universitário, ser presa de qualquer charlatanice  posta em letra de forma.

Levarei em conta sua sugestão.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.