Arte

Gostos literários e musicais
PERGUNTA
Nome:
Matheus
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ,
Religião:
Católica
Idade:
15 anos
Escolaridade:
1.o grau em andamento

Olá Orlando Fedelli.

Interesso-me muito por seus artigos, já que busco um árduo conhecimento da doutrina de nossa igreja.

Mas há uma polêmica que não me deixa dormir em paz.

Já li criticas à musica e à literatura (especialmente Harry Potter, que eu particularmente sou fã) e gostaria de me entender.

Eu nao sou contra a estilos musicais tais como a MPB (Marisa Monte, Chico Buarque, Renato Russo), gosto um pouco da Bossa Nova e gosto de blues e jazz. Concordo quehá problemas em ritmos como Funk (100%obsceno) mas há problemas com os ritmos que citei acima? Nao ha maneira de ser apreciador destes ritmos e ao mesmo tempo ser um bom filho de Deus?

Quanto a Literatura. Nao ha maneira de apreciar uma fantasia, uma simples historia, e ser um bom filho de Deus.

Bom, posso dizer que sou fã de um seriado sobre tres bruxas irmas que enfrentam demonios e tem magia. Mas ainda assim quero fazer o sacrificio de Cristo valioso na minha vida (deixo o seriado apenas como seriado)

Desde ja agradeco a ajuda. Quero cada dia mais melhorar na minha fé.
RESPOSTA

Meu caro Mateus, salve Maria.

Você não imagina quanto sua carta me agradou ! E talvez você custe a imaginar o por quê desse agrado.

Você me diz que tem 15 anos, apresenta-me seus gostos musicais e literários, e me diz, depois, que quer ser cada vez melhor católico, e servir a Deus com um coração cada vez mais puro.

Como poderia eu deixar de me comover com tão bom desejo que você expressa e de modo tão sincero?

Quantos moços já ajudei nessas condições! E me lembro de mim mesmo, em situação análoga ...

Deus seja louvado, pois é Ele quem desperta num coração moço e sem rugas, desejo tão elevado ! Como Deus é bom ! E como a graça está continuamente atuando nas almas, despertando desejos elevados e enerosos !

Reze sempre a Nossa Senhora, pedindo-lhe que o mantenha nessas santas disposições.

Amar a Deus sobre todas as coisas -- mesmo acima de nossos gostos musicais -- é o que você está disposto a fazer.

Só gostaria de morar no Rio de Janeiro, para poder ajudá-lo o mais possível.

Dizia Napoleão que só está destruído o que é substituído. Para destruir o mau gosto musical, o melhor modo é o de substituir a música má, que normalmente se ouve nos rádios e TV, por músicas boas. Nesse sentido, é que eu poderia ajudá-lo muito, fornecendo-lhe gravações de músicas que elevassem a sua alma.

Como você é moço, é natural que você goste de coisas heróicas. Esse tipo de música, além de ser um apelo ao heroísmo, auxilia imensamente a praticar os mandamentos, porque o heroísmo nos custa dor, e o vício nos atrai pelo prazer. Se estou disposto ao heroísmo, estarei pronto a vencer o apelo dos vícios e dos pecados.

Quando me refiri à música heróica, pensei, em primeiro lugar, em canções populares medievais, e em canções populares do período barroco, e não simplesemente em marchas militares.

Dessas marchas militares há algumas, datando da Guerra dos 30 anos.(Séc. XVII) que são lindíssimas.

Porém, ainda mais sadias e corretas são as canções do povo na Idade Média.

Desse tipo de música, realmente popular e não promovida pela propaganda, há gravações excelentes.