Defesa da Fé

Inquisição protestante
PERGUNTA
Nome:
Carlos
Enviada em:
20/07/2003
Local:
Brasília - DF,
Religião:
Católica
Idade:
38 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Tenho lido este site e assim tirado muitas dúvidas sobre questões que diz respeito ao Catolicismo e as diversas seitas protestantes que surjem por aí e tenho gostado muito, até no inicio achava um pouco duras as respostas mais logo cheguei a conclusão que eles são muito arrogantes com os Católicos, o que cabe respostas duras para que saibam que não somos bobos e que temos respostas para tudo o que eles alegam com total desconhecimento contra a Santa Igreja Católica e apesar de ter lido aqui sobre a Inquisição, uma vez me falaram que eles os protestantes tiveram também uma inquisição ou algo que se parecesse com ela, mataram muitas pessoas e perseguiram sobre os mais divesos pretestos aqueles que não concordavam com suas doutrinas, isso é verdade?

Se for verdade, quando e como ocorreu é o que eu gostaria de saber.

Li um outro artigo em outro site que falava que os protestantes também chegara a invadir Roma e violentaram muitas jovens e mataram muitas pessoas além de ter saqueado aquala cidade, saberia me informar se foi verdade e como se passou tal ocorrido, se souber gostaria muito de saber e como sei que vocês tem bom conhecimento de história eu ficaria muito grato pela resposta.

Atenciosamente,

Carlos Henrique.
RESPOSTA
Muito prezado Carlos Henrique, salve Maria.

Fico extremamente contente com suas palavras, e agradeço muito, a Deus e a você, por tê-las escrito.Que Deus lhe pague.

É bem bom encontrar tanta compreensão. Nem sempre se acham pessoas tão lógicas, que compreendem que aos hereges e aos ímpios é preciso atacar no estilo recomendado por São Paulo a Tito : "Increpa a eles duramente" (Epístola a Tito, I, 13).

Quem, proporcionalmente, não em números absolutos, matou mais gente do que a própria Revolução Francesa, foi Calvino, em Genebra.

E soldados protestantes do Imperador Carlos V invadiram e saquearam Roma, em 1527.

Isso sem contar o massacre de Passy, as atrocidades que eles cometeram na Inglaterra, nos Reinados de Henrique VIII e de Isabel, a Rainha "Virgem" com 11 amantes, no tempo de Comwell, etc. Mesmo na Revolução Francesa, os protestantes apoiaram as leis contra a Igreja Católica, que acabaram por levar centenas de milhares de católicos a morte na guilhotina, por fuzilamento e outros meios terríveis.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.