Defesa da Fé

Jesus não tomava vinho?
PERGUNTA
Nome:
André
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
24 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Querido Professor, Salve Maria.

Queria lhe enviar uma duvida que tenho.

Namoro com uma Adventista e gostaria de saber se é verdade que Jesus não tomava vinho e sim suco de Uva, pois me disseram que nunca Jesus tomaria uma bebida Alcolica.

Desde já grato, André
RESPOSTA
Muito prezado André, salve Maria!

A afirmação de protestantes de que Jesus não tomava vinho, mas só suco de uva revela duas coisas: 1) a absoluta ignorância desses protestantes; 2) seu profundo orgulho.

Vejamos como se prova a ignorância deles.

Qualquer pessoa com um mínimo de discernimento sabe a diferença que existe entre um suco e uma bebida fermentada.

O Vinho é resultante de uma longa e muito complexa elaboração, que os homens levaram séculos para dominar. Vinho não é suco. Vinho não resulta apenas do espremer da uva. Os povos da bacia mediterrânea sempre foram exímios produtores de vinho, que não é resultado de um simples espremer da uva.

Que os judeus sabiam o que era o vinho está no próprio Evangelho, no qual se diz que Cristo mandou os criados apresentarem ao arquitriclinio - o homem encarregado de dirigir o banquete de núpcias, em Caná da Galiléia - o vinho que Ele fizera milagrosamente, para que ele o experimentasse e o aprovasse.

O arquitriclinio, experimentou o vinho, e o julgou superior ao vinho que fora servido inicialmente na festa, tanto que ele disse ao noivo: "Todo homem põe primeiro o bom vinho, e, quando já os convivas têm bebido bem, então lhes apresenta um vinho inferior, Tu, ao contrário, tiveste o bom vinho guardado até agora" (Jo. II, 10).

Portanto, o arquitriclínio sabia distinguir entre vinho bom e vinho ruim. Conhecia o que era vinho. Isso é que diz o Evangelho, palavra de Deus.

De outro lado, se tomavam só suco de uva, como se diz que os convidados podiam ficar inebriados?

Por acaso, já se viu alguém ficar inebriado com suco de uva? Só se o suco de uva fermentou, e suco de uva fermentado se chama vinho.

Fica provada, assim, a ignorância desses protestantes hereges, que nem sabem diferenciar suco de uva e vinho, nem a diferenciar a verdade da mentira.

Vejamos agora o orgulho que eles revelam ao dizer que Cristo fez suco de uva e não vinho.

Os protestantes afirmam que crêem na Sagrada Escritura, e que ela é a palavra de Deus. O próprio Deus, eles afirmam com razão, é o autor das Sagradas Escrituras.

Mas, depois, para justificar suas heresias e delírios, eles dizem que Deus é tão ignorante que nem sabe o que é vinho e o que é suco de uva, e que a palavra de Deus, no Evangelho, está errada. Onde a palavra de Deus diz vinho, dever-se-ia ler suco de uva. Eles querem corrigir Deus e o Evangelho.

Com isso, se prova que eles não crêem em Deus, nem em sua palavra. Eles só acreditam no que querem. Acreditam em si mesmos e em sua própria opinião, não em Deus e em sua palavra. E isso é orgulho que raia pela auto-adoração.

Escreva-me sempre. Estarei sempre à sua disposição para responder suas dúvidas, e a dar as aulas de que você precisar.

Reze sempre pela conversão de sua noiva.