Defesa da Fé

Ecumenismo apesar de tudo!
PERGUNTA
Nome:
Gecionny
Enviada em:
Local:
Natal - RN,
Religião:
Anglicana
Idade:
23 anos
Escolaridade:
Superior incompleto

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Caros Irmãos , parabenizo esse site por tratar de temas tão diversos e com uma certa profundidade. Porém na verdade o ECUMENISMO é uma realidade que cresce a cada dia mais, eu por exemplo sou anglicano e tenho autorização de vários padres para comungar na Igreja Católica Romana. Fundamos um grupo ecumênico com a participação de católicos, anglicanos, luteranos e presbiterianos. já fui chamado várias vezes a dar palestras na Igreja Católica romana, junto com líderes católicos sobre ecumenismo. LAmentamos a Dominus Iesus, mas ficamos felizes com a declaração conjunta com os luteranos, com o dom da autoridade, da ARCIC; com o pronunciamento da CNBB reafirmando o empenho ecumênico. O Fundamentalismo é uma heresia tão grave quanto o liberalismo. Jesus não era fundamentalista, sendo judeu, convivia com samaritanos, publicanos e prostitutas.A Igreja fundada por ele é católica ( universal ), mas hoje depois de várias divisões e cismas ( onde ambas as partes tiveram culpa ), a Igreja Católica romana é uma parte da Igreja Católica, assim como a ortodoxa, a anglicana e as demais igrejas protestantes.A intolerância tem gerado o ódio e as guerras em todo o mundo. Ora, se os cristãos não conseguem se amar mutuamente devido a diferenças doutrinárias, como podem querer que outras pessoas de outras religiões e sem religião possam abraçar o Cristianismo. Jesus disse : que sejam um para que o mundo creia!Deus vos abençoe e o exemplo da Virgem Maria comova todos os humildes de coração !
RESPOSTA
Prezado Gecionny, salve Maria.

Agradeço os seus termos elogiosos para conosco.

Devo, porém, alertá-lo para um equívoco seu. Nós condenamos o ecumenismo.

Vejo que você se diz historiador e, ao mesmo tempo, anglicano. Um anglicano potiguar.

Meu caro, bastaria você estudar um tanto a História para compreender o absurdo do anglicanismo, que nasceu do desejo de Henrique VIII divorciar-se, para casar-se de novo,... seis vezes. Sem falar dos seus assassinatos de esposas e de católicos.

A Igreja Católica não reconhece a sucessão apostólica no anglicanismo.

Verifico que você não aceita a Declaração Dominus Jesus, que proclamou verdades de fé obrigatórias para todo católico crer. Se algum Bispo Católico protestou contra a Dominus Jesus, só demonstrou que não obedece ao Papa, a exemplo de Henrique VIII, o que é condenável.

Lamento que você tenha tido licença de vários sacerdotes para comungar na Igreja católica. Essa licença não foi lícita. Só pode comungar na Igreja Católica quem tiver a Fé Católica, e não tiver cometido pecado mortal. Não se pode dar a comunhão a quem professa a heresia e o cisma.

Recomendo-lhe que leia a encíclica Mortalium Animos de Pio XI, para começar a conhecer o que a Igreja Católica ensina sobre o Ecumenismo.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.