Defesa da Fé

Igreja Vétero-católica
PERGUNTA
Nome:
Gustavo
Enviada em:
Local:
Natal - RN,
Religião:
Católica
Idade:
27 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
professor

Caro senhor Orlando Fedelli, Pax Domini!

Nutro uma grande simpatia pelos vétero- católicos. Eles não aceitaram o dogma (do Vaticano I), sobre a Infalibilidade papal. São os católicos que mantém a Missa e aceitam os 7 primeiros Comcílios (assim como os ortodoxos). O que o senhor acha deles?

RESPOSTA
Muito prezado Professor Gustavo, salve Maria!

Os Vétero-católicos se tornaram hereges ao recusarem o dogma da infalibilidade pontifícia, ao qual eles se haviam oposto, no Concílio Vaticano I!

O fato de que eles apóiem a Missa de sempre não os exime de sua heresia antipapal. Também não basta aceitarem os sete primeiros concílios. Devemos aceitar todos os Concílios dogmáticos e infalíveis da Igreja, caso contrário se cai em heresia.

Deve-se tomar muito cuidado quer para não cair em heresia, quer para não cair no cisma.

A defesa da Missa antiga não pode levar à revolta contra a autoridade papal a ponto de separar-se da Igreja, que é o erro atual dos chamados sede vacantistas, que, de fato, estão em cisma.

Não tenho certeza sobre a situação atual dos vétero-católicos, mas, se não me falha a memória , eles voltaram para a Igreja após o Concílio Vaticano II. Mas não estou seguro dessa informação, e agora, neste momento, não tenho meios de confirmar isso.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.