Cartas de Apoio

Obrigado por me libertar da RCC
PERGUNTA
Nome:
Evandro
Enviada em:
21/12/2006
Local:
Jijoca de Jericoacoara - CE, Brasil
Religião:
Católica

Caros amigos da Associação Montfort, em especial o Prof. Orlando, cordiais saudações!

Venho desejar a todos um grande e feliz natal e um 2007 muito abençoado.

E agradeço a vocês pelo seu conteúdo, que é de muita valia para mim, sou leitor assíduo há mais de um ano, e digo ainda que, por causa de vocês, mudei muito a visão de Igreja que eu tinha.

Mesmo não sendo militante, fui simpatizante da RC"C" por oito anos, apesar de ver algumas coisas que não concordava, como usar canções sentimentalóides dos hereges na Santa Missa, sem falar nas "missas-show", como também ver muita fuzarca dentro da igreja (teve uma vez que me retirei de uma vigília de Pentecostes, pois não agüentava mais aquela "zueira" toda, com altas batidas na bateria, e muita gritaria pra "louvar"(?) o Senhor, profanando a casa de Deus!), além de seus métodos nada ortodoxos de oração. Quantas vezes me sentia angustiado, quando alguns amigos meus queriam me fazer rezar naqueles ruídos indecifráveis, e nunca conseguia, além de querer me fazer "repousar no espírito"...

Graças a vocês, passei a me interessar mais pelo assunto, e vi o quanto estava iludido ao participar daquelas coisas. E graças a vocês, usando um termo característico do carismatismo, fui "liberto" daquela fantasia.

Graças a vocês também, pude ver como o Vaticano II foi um desastre para a Santa Igreja (e eu que pensava que ele seria a tal da "primavera" que João XXIII e Paulo VI esperavam...).

Pelo pouco que eu sei, o carismatismo (e o pentecostalismo do qual é derivado) mais parece a ressurreição do montanismo, ou estou enganado?

Bom, acho que me alonguei demais...

Enfim, espero que todos estejam na Santa Paz de Deus, sob as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo, e sob a proteção de Maria Santíssima, Rainha do Céu e Nossa Mãe!

Feliz Natal e um grande 2007!
RESPOSTA

Muito prezado Evandro,
Salve Maria.

    Perdoe-me o atraso da resposta. O acúmulo de cartas causa essas descortesias involuntárias.
    Embora após o Natal, desejo-lhe eu também um santo Natal. Deus, que está fora do tempo, não levará em conta o atraso, pois Ele já cohecia minha intenção. 
    Dou graças a Deus pelo fato de o site Montfort tê-lo ajudado a compreender que você tinha bem razão em ficar contra a bagunça carismática profanadora da Igreja e da Missa, assim como dos erros do Concílio Vaticano II.
    Todas as heresias têm afinidades. Diga-me, então, qual é o ponto que você vê como comum entre o montanismo e o carismatismo.    
    Um abraço e escreva-me sempre.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli