Igreja

O último artigo redigido pelo Prof. Orlando: o estado de saúde do Mons. João Scognamiglio Clá Dias
Orlando Fedeli

 
Nota da Montfort:
 
O Prof. Orlando jamais publicava um texto sem antes pedir a alguns de seus amigos que o corrigissem. Este, que segue, foi o que ele enviou na tarde do dia 8 de junho, um dia antes de seu falecimento. Como era de sua vontade, publicamos este texto em respeito ao Prof. 
 
Teria chegado realmente o livro à mesa de cardeais em Roma? Estaria Mons. Scognamiglio realmente preocupado, tendo devorado o resumo?
 
Texto do Prof. Orlando:
 
Recebemos por vários blogs e sites de vários lugares do mundo notícia, logo apagada, de que alguns dias após o lançamento de nosso livro denunciando a Gnose de PCO, da TFP, de Mons. Scoganmiglio e Arautos do Evangelho, meu ex aluno João Scognamiglio Clá Dias teve um derrame cerebral.
 
A caridade me ordena a lamentar sua doença que inicialmente se noticiou ser bem grave. Depois se suprimiu essa informação. A seguir se disse, no mesmo site, que a doença era leve, e que Monsenhor voltara já do Hospital. Graças a Deus, dizemos nós.
 
Entretanto, o vai e vem de informaçoes contraditórias faz muitos imaginarem várias hipóteses. É o que comprovam os depoimentos e comentarios publicados no fórum argentino, de ex-tfpistas, TFP HERALDOS sob o título geral  “Estado de salud de JCD", que traduziremos como fonte de informação para nossos leitores, mas sem dar nossa adesão a esses comentários.
 
Durante décadas nos acusaram de ser movidos por inveja a Dr. Plínio e por ódio.
 
Imagine-se ter inveja de Dr. Plínio?!?!?
 
Dele, tivemos grande admiração, jamais inveja. Quando descobrimos quem ele era sofremos enormemente. Mas a admiração foi sucedida pelo desejo de desmascarar as heresias dele e jamais pela inveja. Deus o sabe.
 
Quanto a João Scognamiglio, o bem oportunista “fiel intérprete dos desígnios do Profeta de Higienópolis”, pelo que ele fazia, sempre tivemos horror, repúdio, como também pena dele.
 
Tivemos horror e repúdio por todo o mal que ele fez, e pelo papel indigno que ele adotou por oportunismo, sempre traindo a todos, ao Professor e aos amigos dele, começando por Umberto Braccesi, e terminando por trair, afinal, até a  própria TFP. Sem nenhum escrúpulo. Sem titubear. Cínica e friamente. Quem ele não traiu?
 
Tivemos pena de um aluno do qual quisemos fazer uma espada, e que preferiu ser um punhal. Ou o canivete de PCO, pois canivete é mais fácil de esconder...
 
Em toda as comunhões durante 40 anos sempre pedi pelos que foram, um dia, meus alunos. Sem nunca excluir nem João Clá, pois Nosso Senhor nos manda rezar pelos que nos fizeram e nos fazem mal.
 
Por outro lado, agradeço a Deus me ter dado facilidade para esquecer ofensas, calúnias e injúrias. Deus seja louvado por me ter poupado de ter sentimentos tão baixos, apesar de ter eu tantos outros defeitos e muitos pecados. Mas, graças a Deus, posso citar sem mentir um verso que conheci ainda em 1957, na sede da Aureliano:
 
“Je n’ai pas des sentiments si bas”.
 
Por isso, coloquei como dedicatória de meu livro:
 
“A meus alunos, meu livro, meu perdão, minha vida”.
 
Nesta hora, e lendo essas notícias, e ainda ontem, comunguei para que Deus tivesse misericórdia de João Clá,  que tanto mal fez na vida, para que pelo menos nesta hora, ele tivesse arrependimento.
 
Pois se ele tem o meu perdão pessoal, ele só obterá o perdão de Cristo Deus, se se arrepender publicamente de todo o mal que fez para tantas pessoas, e por tentar enganar a Igreja que para ele não passa de uma estrutura. Ele só obterá esse perdão de Deus se repudiar as heresias, os erros e a mentalidade pliniana, reconciliando sua alma com a doutrina Católica. E é o que lhe desejo com toda a minha alma.
 
São Paulo, 8 de Junho de 2010
             Professor
 
---
 
Eis os depoimentos do fórum já citado em tradução portuguesa.  
 
1) Estado de saúde de JCD (João Scognamiglio Clá Dias)
por Courtiade 07 Jun 2010 17:48
 
Estimados: recebi um e-mail de um antigo membro do Grupo do Brasil no qual ele me informa que João Clá teve um acidente cerebro-vascular (Um derrame cerebral). Não está clara a gravidade do assunto. Algum de vocês  teve notícia desse caso?
 
Uma cordial saudação a todos os foristas!

Courtiade
 
2) Re:Estado de saúdde de JCD
por adminextfp 07 Jun 2010 18:41
 
Não tenho pormenores. Se é só um susto servirá para aceitar e definir melhor o problema da transição... 

Se eu fosse JC (que eu não sou...) faria uma jogada como a de Fidel Castro (ou a de Carlos V, se quisermos ser mais “chatos!”). Abdicar durante a vida. Com isso, ele manteria seu ascendente sobre o sucesor e se garantiria (pelo menos durante o que lhe resta de vida, que pode ser de muitos anos ainda) uma linha de conduta.
 
Mas é verdade também que não é fácil deixar o poder...

O tempo nos dirá o que vai acontecer.
Alfonso
 
3) Re: Estado de saúde de JCD
por fasur » 07 Jun 2010 20:07
     
Suponho que isso terá dado desculpa para a especulação [sobre a sucessão de JC], mas o que sempre ouvi é que o sucesor  [de JCD] seria Pedro Morazzani [o filho]. Continua sendo isso certo? Haverá outra divisão?
 
Em qualquer caso, se JC não tinha a metade do carisma que o SDP [Senhor D. Plínio], PM [Pedro Morazzani] não tem nem uma quinta parte do que tem o JC. Assim a questão vai perdendo importância à medida que vão avaliando os sucesores. Que decepção.
 
Contou-me o mesmo passarinho indiscreto (ou uma passarinha?) que já me tinha falado sobre o uso de soutiens e underwear de cores uniformizadas entre as arautas, que “Houve reboliço no galinheiro”.
 
Ao que parece Alice do País das Maravilhas andou pelo galinheiro, quebrando ovos para fazer omelete…

Ela contou que “Papito” [o Padrinho, modo como as Joanetes chamam João Clá] fez cara de jogador de poquer ao saber do livro que foi lançado. Que seus fanáticos acólitos rapidamente captaram o seu estado de espírito e a mensagem que deviam transmitir para as bases: indiferença. E que todos os entrozados repetiam: “É mais uma vez a mesma coisa …!”, com ar indiferente de superioridade e desdém.
 
Porém, segudo parece, Papito devorou o resumo, mandou conseguir o livro e indicou a um par de escravos que o lessem. “E aqui não aconteceu nada!”.
 
Celeremente tomou medidas para tentar neutralizar qualquer efeito negativo em Roma.

Até aqui o relato da Underwearbird.
 
Outro plumífero, desta vez um passarinho de roupa com peito vermelho [petirrojo], que tem ninho no campanário de uma igreja romana, comentou:
 
“Quando Papito tentou neutralizar “Alice” em Roma,  há dias, além do resumo, o volumoso livro já estava sobre várias “scrivanie”.
 
Parece que a providência tomada por Papito não teve o efeito desejado por ele, devido a que, em Roma, as coisas estão complicadas para certos cardeais, caídos há pouco em desgraça junto a S.S Bento XVI (estão ocupados com seus “problemas” [con sus “cosas”] e com pouco tempo para prestar “gli orecchi”  [ouvidos] ao que não seja o seu futuro). Os outros da Cúria que não estão na mira, não querem ficar preocupados com nada, nem com ninguém, (os que vão embora tampoco… Quá! Quá! Quá!). Nem falar sobre os que estão no 2º; 30 e outros escalões debaixo! 

Diz-me o passarinho que, se bem que “ainda” não haja nada que indique uma intervenção imediata (note-se o “ainda”, assinala o petirojo), qualquer coisa conflituosa que surja nos tempos que correm em Roma, produz na parte mais conservadora da Cúria, um “resfriamento” nas reações com “os araldi [ Arautos]”.
 
Portanto, pareceria ser que “Alice” produziu pelo menos um efeito “esfriador” para com os Arautos e seus possíveis apoios vaticanos (os que os apoiavam ferventemente, estão de crista caída, e os "untabili" [Ungíveis da Cúria] tiraram rapidamente a mão).
 
Será que o sentir-se sem apoio desencadeou o AVC [derrame] que aqui foi mencionado?
 
Talvez. Não  sei, porque a infoplumas é de mais de dez dias atrás.

Saúde de JC e sobre o seu sucessor.
 
Mais pio-pio-pá [Fofocas] de Underwearbird:
 
Aproveito para contar outras fofoquinhas passarinheiras.

Diz a Under que a pneumonia recente de Mons. Clá foi consequência de outra doença que ele tem. Essa doença é crônica e progressiva. Pelo menos, por ora, ela é incurável. Os sintomas costumam aparecer na pele. Por vezes ocorrem internamente, afetando os órgãos. A pneumonia se deveu porque a doença se manifestou nos pulmões.

Conta que Papito já tinha designado um sucesor. O delfim herdeiro é um tal Guerra (Carlos?) [Padre Antônio Guerra] (não me lembro nem do nome da doença nem o do delfim…vocês me desculpem). Disse-me Under que JC tinha nomeado outro sucessor antes do Pe Guerra (não Pedrito Morazani), mas um carioca de boa família no qual Joao Clá "punha suas complacências". Porém, o carioca teria se enamorado de uma virtuosa senhorita com a qual se foi em busca de outras complacências... Ah ! coisas do amor... (deste sim, sei o nome e sobrenome, mas não digo porque já se foi e está nos braços de sua amada para esquecer o pesadelo que viveu).

O ACV será real ou somente um ficção estratégica para ganhar tempo com Roma? Não sei. Parece-me pouco provável. O que sei é que é certo que padece dessa enfermidade que mencionei e o mais provável é que o AVC seja consequencia dessa doença.
 
Saudações […]
 
Bertoldo Cacarulo C.
 
 
Original em espanhol:
 
Estado de salud de JCD
 
por Courtiade » 07 Jun 2010 17:48
Estimados: he recibido un correo de un antiguo miembro do Grupo do Brasil en o que me informa que Joao Clá tuvo un accidente cerebro vascuar. Não hay caridad en cuanto a gravedad do tema. ¿Algunão de Ustedes ha tenido nãovedades sobre o tema?
Un cordial saludo a todos los foristas!

Courtiade
 
Re: Estado de salud de JCD
por adminextfp » 07 Jun 2010 18:41
Não tengo detalles. Si es solo un susto servirá para aceitar y definir mejor o tema de a transición...

Si yo fuera JC (que não lo soy...) armaría una movida a a Fido Castro (o a a Carlos V, si queremos ser más paquetes!). Adicar en vida. Con esto mantiene ascendiente sobre o sucesor y se asegura (al menãos durante lo que le quede de vida que pueden ser muchos años) una linea de conducta.

Pero también es verdad que não es fácil dejar o poder...

O tiempo nãos dirá que pasa.

Alfonso
 
Re: Estado de salud de JCD
por fasur » 07 Jun 2010 20:07
      Supongo que esto habrá dado excusa para a especuación, pero lo que yo siempre he escuchado es que o sucesor sería Pedro Morazzani. Sigue siendo cierto? Habrá otra división?
En cualquier caso, si JC não tenía a midad de carisma que o SDP, PM não tiene ni una quinta de JC. Así que a cuestión va perdiendo color a medida que a van avando los sucesores. Qué decepción.
Me contó o mismo pajarito indiscreto (o pajarita?) q ya me había contado sobre o uso de soutiens y underwear de colores unificados entre as arautas, que “Hubo revuoo en o gallinero”. Al parecer Alicia de as maravilas anduvo por o gallinero rompiendo huevos para hacer ommoette…

        Dice q Papito puso cara de jugador de póquer al enterarse. Q sus adláteres rápidamente capitaron o estado de espíritu y mensaje a transmitir a as bases: indiferencia. Y q todos los entrozados repetían: “es más de lo mismo…!”, con aire indiferente de superioridad y desdén.
       Pero, según parece, Papito devoró o resumen, mandó conseguir o libro e indicó a un par de escavos q lo leyesen. “y aquí não ha pasado nada!”. Céleremente tomó medidas para intentar neutralizar cualquier efecto negativo en Roma.
       Hasta aquí o reato do Underwearbird.
Otro plumífero, un petirrojo esta vez, q anida en o campanario de una iglesia romana, comentó:

Cuando Papito intenta neutralizar a Alicia en Roma, ya estaba hacía días o voluminãoso libro sobre varias “scrivani”, además do resumen.
Parecería ser q o descargo de Papito não tiene o efecto deseado por él, debido a q en Roma as cosas están complicadas para ciertos cardenales, caídos hace poco en desgracia junto a SS Benedicto XVI (están ocupados de sus “cosas” y con poco tiempo para prestar gli orecchi a lo q não sea su futuro). Los otros de a Curia q não están en a mira, não quieren quedar pegados con nada ni nadie (los q se van tampoco… jajaja!). Ni habar de los do 2º; 3er y demás escalones para abajo!

Dice o pajarito que, si bien aún não hay nada q indique una intervención inmediata (nótese o “aún”, señaa o petirojo), cualquier cosa conflictiva q surja en los tiempos q corren en Roma, produce en a parte más conservadora de a Curia, un “raffredamento” en as reaciones con “i araldi”.

Por lo tanto, parecería ser q Alicia ha producido al menãos un efecto “enfriamiento” con los arautos y sus posibles apoyos vaticanãos (los q los apoyaban fervientemente, están de capa caída, y los "untabili" retiraron rápidamente a manão).

¿Será q o sentirse sin apoyo desencadenó o ACV q aquí mencionan? Tal vez. Não lo sé, pq a infoplumas es de hace más de diez días.

Salud de JC y o sucesor

Más pío-pío-pá de Underwearbird: Aprovecho para contar otros chismecillos pajaríticos.

Dice Under q a neumonía reciente de Monseclá fue consecuencia de otra enfermedad q tiene. A misma es crónica y progresiva. Al menãos por o momento es incurable. Los síntomas suoen darse en a dermis. A veces se dan internamente, afectando los órganãos. A neumonía se debió a q a enfermedad se le manifestó en los pulmones.

Dice q Papito ya habría designado un sucesor. O dofín es un tal Guerra (Carlos?) (não me acuerdo ni do nãombre de a enfermedad ni o do dofín…uds. disculpen). Me dijo Under q JC había nãombrado otro sucesor antes do Pe Guerra (não Pedrito Morazani), sinão un carioca de buena familia en o q Joao Ca "ponía sus compacencias". Pero o carioca se habría enamorado de una virtuosa señorita con a q se fugó en busca de otras compacencias... Ah ! cosas do amor... (de éste sí sé o nãombre y apolido, pero não lo digo pq ya se fue y retoza en los brazos de su amada para olvidar a pesadila vivida).

O ACV será real o meramente una ficción estrategica para ganar tiempo con Roma? Não lo sé. Me parece poco probable. Lo q sí es seguro es q padece esa enfermedad q mencioné y lo más probable es q o ACV sea consecuencia de a misma.
Saludos […]
Bertoldo Cacarulo C.
 
Mensajes: 39  Registrado: 04 Mar 2010 10:28

    Para citar este texto:
"O último artigo redigido pelo Prof. Orlando: o estado de saúde do Mons. João Scognamiglio Clá Dias"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/saude-joao-cla/
Online, 18/04/2024 às 04:28:12h