Neocatecumenato

Neocatecumenato - Carta Aberta
PERGUNTA
Nome:
Giovanni
Enviada em:
Local:
Jundiaí - SP,
Religião:
Católica
Idade:
26 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Caro Prof. Orlando A Paz de Cristo esteja contigo

Após ler a Carta Aberta ao Catecumenato escrita pelo Sr. Eduardo, resolvi enviar estas poucas linhas com minha opinião sobre o assunto.

Acompanho também as discussões sobre este assunto no site Montfort, infelizmente em algumas ocasiões um pouco ásperas, mas não deixa de ser normal para o ser humano.

Não tenho mais conhecimento que o Sr. Eduardo, pois fiz as mesmas convivências de inicio, 1° escrutínio e shemá. Portanto não estou aqui para responder todas as perguntas, apenas colocar meu ponto de vista.

Lembro ao Sr. Eduardo que recentemente foi aprovado o Estatuto do Caminho Neocatecumenal por parte da Santa Sé, em conjunto pelos Conselhos para os Leigos, Rito e Liturgia.

O Sr. Eduardo deve saber que o Caminho Neocatecumenal procurou deste seu início não ser uma Associação ou um Movimento e tal Estatuto afirma que ele é: Um itinerário de formação católica para adultos, a serviço dos bispos e da Igreja.

Sabemos que por cinco anos todos os ritos e formas de existir do Caminho foram acompanhados bem de perto por esses Conselhos, inclusive todas as "Apostilas Secretas do Sr. Orlando" estiveram em mãos de Cardeais, o que nos garante sua perfeita realização, em comunhão com a Santa Igreja.

Pergunto: onde devo me basear ? Você diz que seus pais são catequistas, certo ? Quem os institui senão o Bispo Diocesano, pois o Caminho só é permitido diante da aprovação do Bispo da Diocese.

Então você vem e escreve tal Carta Aberta pedindo explicações aos membros do "grupo". Mais interessante é que saiu do "grupo" por razões doutrinárias, e no entanto questiona as "reuniões" semanais com a leitura da Bíblia.

Caso tenha sido num destes sites ditos católicos, "com orientação católica" e cito em especial o Montfort, que não tem nenhum vínculo com um Bispo, ou uma Diocese, garanto a você que está sendo enganado, acreditando na interpretação individual dos seus criadores.

Infelizmente muitos procuram tais sites para tirar suas dúvidas. O que eles podem oferecer são documentos da Igreja, em sua forma original, agora, toda a interpretação e comentários, eu particularmente dispenso e sugiro que todos façam o mesmo. A missão de Evangelizar é do Bispo, auxiliado pelos presbíteros, e agora reconhecido pela Santa Sé, o Neocatecumenato é uma forma que pode ser utilizada para isso, não indo paralelamente a Igreja, mas estando a serviço dela.

Escrevo isso, contudo, após ler sua carta, penso que você é um "Eduardo Virtual", pois é impossível que um cidadão que frequente por seis anos o Catecumenato não tenha um mínimo de conhecimento.

Missa sábado a noite ? Pão Ázimo ? Ministros ? Certa reserva na Eucaristia ? Não contarem o que passa nas convivências ? Além da Bíblia qual a fonte que usamos ? Tudo isso Sr. Eduardo Virtual, já lhe foi explicado na primeira convivência, mas é claro, o Sr. já tem sua doutrina, não é ?

Em relação principalmente a sua questão sobre a Eucaristia, procure num destes sites do Caminho fotos do Papa consagrando o Pão Ázimo nas comunidades das Paróquias de Roma, em diversas visitas feitas aos Catecúmenos. Simplemente magnífico.

Então Caro Sr. Eduardo, escrevo à você e à todos que venham a ler estas linhas: O Caminho está constantemente sendo acompanhado pelos Cardeais dos Conselhos da Santa Sé, cada rito, cada apostila, cada celebração, garantindo assim toda sua autenticidade. Você deve saber que é do interesse do Kiko que tudo seja feito conforme os Conselhos, pois se fosse ao contrário não precisaria do Estatuto.

Veja, em outras ocasiões, o Sr. Orlando comentou e julgou cada uma das linhas das apostilas "secretas" que conseguiu. O Conselho Pontifício para os Leigos fez o mesmo. Pergunto, onde baseia-se sua doutrina ? Em quem você deposita sua confiança ?

Ninguém é obrigado a particiar do Caminho e tão pouco é garantia da salvação ser membro das comunidades. Você é livre, já deve ter escutado muito isto, e nessa liberdade escreve contra o Caminho, mas certamente encontrará muitos, muitos mesmo que redescobriram Deus verdadeiramente fazendo as tais convivências, e nessa fé transformam sua existência, da morte para a vida.

Um grande abraço fraterno Sr. Eduardo e em especial saudo o Prof. Sr. Orlando Fedeli com a Paz de Cristo nosso Senhor e de sua Santíssima Mãe Maria.

Giovanni
RESPOSTA
Prezado Giovanni, Salve Maria,

Primeiro, para me apresentar, meu nome é Eduardo Martins de Souza, sou filho sim de catequistas do caminho, inclusive recentemente estavam catequizando em Guarulhos/SP. Meus pais são responsáveis da Terceira comunidade da Igreja de Santa Margarida Maria (São Paulo/SP) à qual eu também pertencia. Os nomes deles, Martin e Leda, estão no passo do Credo. Estas informações você pode confirmar se quiser.

Gostaria de saber se quando você lê a bíblia, você também coloca seu ponto de vista, a sua opinião ou o que você acha? Pois se você usar os mesmos critérios que usou para opinar e afirmar que não existo, que sou Eduardo virtual, lhe asseguro, você erra muitas vezes.

Colocando em dúvida se os meus pais são catequistas e sobre a minha existência, se sou real ou virtual, você tentou desacreditar as minhas perguntas, esquivando-se das respostas. Como membro do caminho, você deve saber que as questões tem relevância. Cumpre observar que você confessa algumas alegações minhas, porém não responde. Não nega que existe certa "reserva" na Eucaristia.

Também diz que é usado pão ázimo, porém este pão é o mesmo prescrito pela Igreja ou se assemelha mais ao do rito judaico?

Provada a minha existência e já que você deve estar a aproximadamente 10 (dez) anos no Neocatecumenato, acredito que você poderia responder as perguntas formuladas. Pertencendo há tanto tempo a um grupo, e ainda estando nele, seria prudente querer saber a razão pela qual algumas coisas são feitas de forma "diferente" da Igreja, entre elas a Eucarístia.

Você questiona por que eu mesmo não respondo? Muitas respostas realmente eu não sei, pois nunca me deram. Ademais, é melhor um pessoa do próprio grupo esclarecer, para desta forma evitarem-se dúvidas, afinal vocês não tem nada a esconder... Vocês respondendo, além de afastar as dúvidas, não poderão alegar que foram inventadas.

Com relação aos estatutos e sua aprovação, isto não quer dizer que as doutrinas pregadas por vocês estão corretas, e mais, você pode ver que no próprio site existe uma manifestação a respeito.

A doutrina que sigo, você pode verificar que é a Católica Apostólica Romana já que quando vou dizer a respeito de algum assunto verifico o que dizem os Doutores da Igreja, os Papas e os documentos da Igreja.

Esclareci a sua dúvida, agora nada mais justo você esclarecer as minhas. Se não sabe, diga: não sei! Se sabe, responda. Assim as coisas poderão ser esclarecidas.

Será que vocês irão novamente me negar as respostas?

No aguardo das respostas.

A paz de Cristo.

Eduardo Martins de Souza (real e não virtual)