São Tomás de Aquino e a pena de morte
PERGUNTA
Nome:
Larissa
Enviada em:
Local:
Caxias do Sul - RS,
Religião:
Católica
Idade:
17 anos
Escolaridade:
Superior incompleto
Profissão:
estudante

O que Santo Thomas de Aquino diz sobre a pena de morte?
RESPOSTA

Muito prezada Larissa,
salve Maria!

    São Tomás de Aquino defende a pena de morte. Ele trata desse problema na Suma Teológica no Tratado da Justiça II, IIae, Q. 64, a.2.

    Esse artigo 2 reponde à questão: "Se é lícito matar os pecadores".

    Evidentemente, ele trata, aí, se é lícito à autoridade pública matar os pecadores, porque ao indivíduo enquanto tal, é claro que isso não é lícito, pois o  quinto mandamento da lei de Deus diz : "Tu não matarás".

    São Tomás mostra que, na Sagrada Escritura, Deus diz a Moisés: "Não permitirás que vivam os feiticeiros" (EX, XXII, 18) e que nos Salmos está escrito: "De madrugada matava todos os pecadores do país" ( Sl.C, 8).

    Dando solução ao problema posto na questão 2  diz São Tomas:

    "Conforme já foi exposto [no artigo 1 da Q. 64] é lícito matar os animais brutos, enquanto eles são ordenados por natureza ao uso dos homens, como o imperfeito se ordena ao perfeito.

    Pois toda a parte se ordena ao todo, como o imperfeito ao perfeito, e, por isso, cada parte existe naturalmente para o todo.

    Assim, nós vemos que se fosse necessário para a saúde de todo o corpo humano a amputação de algum membro, por exemplo, se a parte está apodrecida e pode infeccionar as demais partes, tal amputação seria louvável e salutar.

    Pois bem, cada pessoa singular se compara a toda a comunidade como a aparte para o todo. Portanto, se um um homem é perigoso para a sociedade e a corrompe por algum pecado, louvável e salutarmente se lhe tira a vida para  a conservação do bem comum, pois como afirma São Paulo, "um pouco de fermento corrompe toda a massa".

    Essa é a argumentação fundamental de São Tomás para defender e justificar a pena de morte.

    No site Montfort, você poderá encontrar várias cartas e artigos meus, tratando mais largamente desse tema.

    Esperando tê-la atendido, em sua pergunta bem específica, me despeço atenciosamente
In Corde Jesu, semper,
Orlando