Defesa da Fé

Catolicismo e budismo
PERGUNTA
Nome:
Jaime Maia
Enviada em:
Local:
Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Engenheiro

Prezado prf. Orlando,
Salve Maria!

Ótima resposta sobre o budismo.

    O Chesterton tem um capítulo de refutação do budismo no "Ortodoxia" que gosto bastante, embora ele tenha escrito este livro antes de sua conversão a Igreja Católica e talvez sua ortodoxia não seja tão orto assim. Mas ele menciona o fato que as pessoas gostam de apontar as "semelhanças" entre o budismo e o catolicismo: "vejam os dois tem estatuas de santos" como se isto fosse uma grande coincidência, mas aí o Chesterton mostra como seus conceitos de santidade são completamente diferentes.
    O "santo" budista sempre está com os olhos fechados, numa atitude meditativa, e as imagens dos santos católicos sempre estão com os olhos abertos e bem vivos. O "santo" budista se fecha numa atitude egoísta e introspectiva, enquanto o santo católico vive intensamente a realidade se dando inteiramente a Deus e aos seus próximos. Para o budista, a vida termina num tranqüilo auto-aniquilamento gnóstico, para o santo católico a vida é, e deve terminar numa grande efusão de sangue.
Um grande abraço,
Jaime.
RESPOSTA

Muito prezado Jaime,
salve Maria!

Muito obrigado pelos comentários de Chesterton, comparando budistas e católicos. Achei-os bem cogentes. Tendo outros, envie-nos por favor.