Defesa da Fé

Imagem de Cristo na cruz
PERGUNTA
Nome:
Bruna
Enviada em:
Local:
Anápolis - GO,
Religião:
Evangélica
Idade:
20 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Graça e paz de Cristo!!

Desde a minha infãncia, fui criada na Igreja Católica, a qual respeito muito, devido sua importância Histórica e Religiosa.

No entanto, encontrei o Verdadeiro Caminho, JESUS ("Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por mim"), que tem me feito realizada espiritualmente. Assim tendo mais contato com a Palavra de Deus, pude ler vários textos principalmente sobre idolatria (os quais não preciso citar, já que o senhor já conhece muito bem), e o que mais tenho escultado de vários amigos católicos, é que vocês não adoram imagens mas, sim venerão, mas o que é a veneraração? Busquei no Dicionário Aurélio, onde diz além de "Tributar grande respeito á; reverenciar", diz também "CULTO, ADORAÇÃO".

Converso sobre e respeito muito outras religiões (apesar de não concordar, como o senhor, de muitas), e evito críticas maldosas e a tentativa de ridicularizar as outras pessoas.

Outra dúvida que tenho, e sei que o senhor terá sabedoria para responde-la, é sobre a imágem de Jesus pregado na cruz. Acredito piamente no sacrifício perfeito da Cruz, mais tomo posse da Salvação de Cristo, através justamente da sua Ressurreição, da sua Vitória, afinal a morte não consguiu deté-lo. E A Cruz com Jesus "preso" nela ainda, dá uma sensação de "tarefa não cumprida", e o senhor sabe que isso não aconteceu.

Tem base Bíblica para isso? Se tem ainda não encontrei.

Outra coisa, que queria acresentar. Onde diz que Maria ressussitou, que não conheceu a morte? (Com referências Bíblicas, por favor)

Fico, cada vez que olho uma imagem, pessando como os artistas que as esculpiram sabem das fisionomias dos santos? É verídico seus rostos?

Porque quando olhamos as fotos de familiares temos plena conciência de que são verdadeiras, não é verdade?

"A Honra e Glória seja dada a Deus"
Mito obrigada pela a atenção e desde já pelas respostas!!!

Obs:" A Graça de Deus me Basta"
RESPOSTA
Prezada Bruna,
salve Maria, "Mãe de meu Senhor" (S. Lucas, I, 43)

Respondemos suas dúvidas, desejando seu retorno à única Igreja de Cristo, fundada sobre Pedro e não Lutero, para a salvação dos homens:

Disse você:

>> No entanto, encontrei o Verdadeiro Caminho, JESUS ("Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por mim"), que tem me feito realizada espiritualmente. Assim tendo mais contato com a Palavra de Deus, pude ler vários textos principalmente sobre idolatria (os quais não preciso citar, já que o senhor já conhece muito bem), e o que mais tenho escultado de vários amigos católicos, é que vocês não adoram imagens mas, sim venerão, mas o que é a veneraração? Busquei no Dicionário Aurélio, onde diz além de "Tributar grande respeito á; reverenciar", diz também "CULTO, ADORAÇÃO".<<

Diz a Bíblia: Morta Sara, esposa amada de Abraão, este busca um túmulo entre os filhos de Het:

"Então Abraão levantou-se e, prostrando-se diante do povo daquela terra, os filhos de Het, disse-lhes: “Se me permitis trazer minha defunta e enterrá-la, ouvi-me: Intercedei por mim junto de Efrom, filho de Seor, para que ele me ceda a caverna de Macpela que lhe pertence, e que se encontra na extremidade de sua terra. (...).” " (Gênesis, 23, 7-9)

Diz ainda a Bíblia: Jacó, vendo o irmão Esáu, prosta-se também em veneração:

"Jacó, levantando os olhos, viu Esaú que avançava com quatrocentos homens. Repartiu então os filhos entre Lia, Raquel e as duas servas. Colocou as servas com seus filhos na frente, depois Lia com os seus, e, por último Raquel com José. E ele, passando adiante, prostrou-se até a terra sete vezes antes de se aproximar do seu irmão. " (Gênesis, 33, 1-3)

E mais, também na Bíblia: Moisés prostra-se diante do sogro Jetro:

"Moisés saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre a sua saúde e entraram na tenda. " (Êxodo, 18,7)

E além disso, na Bíblia: O rei Davi venera Jonatas, conforme a Bíblia:

" Depois disso, entregou Jônatas suas armas ao rapaz, dizendo-lhe: Vai, leva-as para a cidade. Logo que ele partiu, deixou Davi o seu esconderijo e curvou-se até a terra, prostrando-se três vezes; beijaram-se mutuamente, chorando, e Davi estava ainda mais comovido que o seu amigo. " (I Samuel, 20, 41)

E para não haver dúvida, sempre na Bíblia: Davi saúda Saul da mesma maneira:

"Então Davi saiu por sua vez e bradou atrás de Saul: Ó rei, meu senhor! Saul voltou-se para ver, e Davi inclinou-se, prostrando-se até a terra. " (I Samuel, 24, 9)

E você me vem com o Aurélio??? E a Bíblia, vocês não dizem que lêem?

Disse ainda você:

 >>" Converso sobre e respeito muito outras religiões (apesar de não concordar, como o senhor, de muitas), e evito críticas maldosas e a tentativa de ridicularizar as outras pessoas."<<

Nós fazemos o mesmo. Defendemos a religião católica dos inimigos de Deus.

Sem críticas maldosas, só baseando-nos na Biblia, que os protestantes distorcem.

" Outra dúvida que tenho, e sei que o senhor terá sabedoria para responde-la, é sobre a imágem de Jesus pregado na cruz. Acredito piamente no sacrifício perfeito da Cruz, mais tomo posse da Salvação de Cristo, através justamente da sua Ressurreição, da sua Vitória, afinal a morte não consguiu deté-lo. E A Cruz com Jesus "preso" nela ainda, dá uma sensação de "tarefa não cumprida", e o senhor sabe que isso não aconteceu. Tem base Bíblica para isso? Se tem ainda não encontrei."

A cruz é o triunfo de Cristo. A ressurreição é só conseqüência natural, dado que Cristo era Deus.

Foi na cruz que Cristo pagou nossos pecados, daí ser a cruz e o calvário o centro de nossa religião. Daí Cristo ter dito na Cruz: "Está consumado".

Permita-nos um comentário: Cristo disse: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e me siga."(S. Lucas, 9, 23).

Portanto, a religião de Cristo é aquele em que os fiéis tomam a Sua cruz e O seguem.

É natural que as falsas religiões, que dizem que não há mais pecado a ser perdoado, que não há mais cruz nem sofrimento, fujam da imagem da cruz, fujam do Calvário, busquem já nessa terra a ressurreição e o paraíso. Contra eles disse Cristo: " O meu Reino não é deste mundo. " (S. João, 18, 36)

>> Outra coisa, que queria acresentar. Onde diz que Maria ressussitou, que não conheceu a morte? (Com referências Bíblicas, por favor)<<

A Bíblia não diz que Maria morreu, nem onde teria sido enterrada.

Um fato muito importante é que nenhuma Igreja no mundo jamais reclamou ter as relíquias de Nossa Senhora: Se Maria morreu e foi enterrada, então seria muito natural, quase obrigatório, que os cristãos conservassem suas relíquias, e fizessem uma igreja no local, da mesma forma como fizeram com os Apóstolos - e ainda com mais razão, dada a dignidade da Mãe de Deus - e com muitos mártires cristãos. No entanto, ninguém reclama ter as relíquias de Maria!

A assunção de Maria decorre de sua Imaculada Conceição. Se Maria não tinha o pecado original, não estava sujeita à morte e à corrupção. Terminado seu tempo na Terra, deveria ir diretamente para o céu, com o corpo e a alma. É, aliás o que acontecerá com todos os justos no fim do mundo, que devem porém morrer e esperar o fim do mundo por causa do castigo pelo pecado.

Como disse Pio XII:

"Cristo com a própria morte venceu a morte e o pecado, e todo aquele que pelo batismo de novo é gerado,sobrenaturalmente, pela graça, vence também o pecado e a morte. Porém Deus, por lei ordinária, só concederá aos justos o pleno efeito desta vitória sobre a morte, quando chegar o fim dos tempos. Por esse motivo, os corpos dos justos corrompem-se depois da morte, e só no último dia se juntarão com a própria alma gloriosa. 5. Mas Deus quis excetuar dessa lei geral a bem-aventurada virgem Maria. Por um privilégio inteiramente singular ela venceu o pecado com a sua concepção imaculada; e por esse motivo não foi sujeita à lei de permanecer na corrupção do sepulcro, nem teve de esperar a redenção do corpo até ao fim dos tempos." (Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, do Papa Pio XII)

E na resposta a seguir se encontra a explicação para a Imaculada Conceição, na Escritura, acerca do termo "cheia de graça": http://www.montfort.org.br/perguntas/assuncao_nossa_senhora.html

>> "Fico, cada vez que olho uma imagem, pessando como os artistas que as esculpiram sabem das fisionomias dos santos? É verídico seus rostos? Porque quando olhamos as fotos de familiares temos plena conciência de que são verdadeiras, não é verdade? "<<

Muitos santos tem rostos conhecidos, e outros foram inclusive fotografados (Santa Terezinha, São João Bosco, São Pio X). O que se nota em seus rostos é a beleza da virtude que transparece nos olhos, espelhos da alma, em todo rosto e em todo o seu ser.

Esperando ter esclarecido suas dúvidas, rezando a Maria para que você retorne à Igreja Católica, despedimo-nos,

In corde Iesu et Mariae
Marcos Libório