Montfort

Espaço do Leitor

Perguntas & Respostas | Enviar dúvidas | Livro de Visitas | Assinar Boletim

Pergunta

** Filhos de Maria

De: Winder Luiz Ferreira Junior
Enviada em: Quinta-feira, 13 de Maio de 2004
Localidade: Governador Valadares, MG
Religião: Catolico
Idade: 25
Escolaridade: 2.o grau completo

A Benção de Deus,

Sou Católico e fui questionado sobre filhos que Maria teve alem de Jesus, segundo a passagem onde se diz que a Mãe e os irmãos de Jesus os esperavam. Respondi que a palavra irmão significa primos ou outros parentes na linguagem da epoca. Pergunto ao Senhor se estou certo e gostaria que o Senhor me explicasse outras passagens se houver confirmando que Maria não teve ouros filhos.

A paz de Cristo

Winder.

Resposta

Prezado Winder, salve Maria.

Você respondeu corretamente com relação aos Irmãos de Jesus. Para responder adequadamente a sua questão, permita-me baseá-la num livro de Lúcio Navarro: "Legítima Interpretação da Bíblia" (Campanha de Instrução religiosa, Brasil-Portugal, Recife, 1958 n º 400, pp.590 a 592 inclusive), que inclusive já foi referência para outras respostas já publicadas em nosso site.

A Escritura não somente designa com o nome de Irmãos àqueles que são filhos do mesmo pai ou da mesma mãe, como eram Caim e Abel, Esaú e Jacó, S. Tiago Maior e S. João Evangelista (que eram filhos de Zebedeu) etc.; mas também aqueles que são parentes próximos, como tios e primos. A Escritura está cheia destes exemplos:

a.. Abraão chama Lot de Irmão (Gênesis, XIII-8 e Gênesis XIV-14), quando na verdade Lot era apenas sobrinho de Abraão (cfr.Gênesis XII-4 e 5);

b.. Labão chama a Jacó de irmão (Gênesis XXIX-15), quando no entanto Jacó era sobrinho de Labão (Gênesis, XXVIII -l e 2);

c.. Lê-se no Levítico que Nadab e Abiu, filhos de Arão (Levítico X-1) são mortos por castigo, pôr terem oferecido um fogo estranho nos seus turíbulos. Moisés chama os primos dos que faleceram: Misael e Elisafan, filhos de Oziel, tio de arão (Levítico X-4) e lhes diz: ide, tirai vossos irmãos de diante do santuário e levai-os para fora do campo (Levítico X-4); É dentro deste costume hebreu de designar com o nome de irmãos, não só os que têm os mesmos pais, senão também os parentes próximos como tios, primos e sobrinhos, pois o hebraico não possuía palavras próprias para designar esses parentescos, que o Novo Testamento fala em IRMÃOS de Jesus. E é o próprio Novo Testamento que se encarrega de demonstrá-lo.

Pois as Escrituras dão o nome de quatro dos supostos "irmãos" de Jesus: Tiago, José, Judas e Simão:

"Não é este o oficial, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs ? (Marcos, I-3).

"Porventura não é este o filho do oficial ? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não vivem elas todas entre nós? (Mateus, XIII-55 e 56).

Quanto ao primeiro, Tiago, inferimos de outras passagens que este é um apóstolo, pelas palavras de São Paulo: E dos outros apóstolos não vi a nenhum, senão a Tiago, irmão do SENHOR (Gálatas, 1-19).

Temos 2 Apóstolos com o nome de Tiago: Tiago Maior, e Tiago Menor. Vamos ver se algum deles era filho de José e Maria:

S. Tiago Maior era irmão de S. João Evangelista, e ambos FILHOS DE ZEBEDEU: "Da mesma sorte havia deixado atônitos a Tiago e a JOÃO, filhos db Zebedeu (Lucas V-IO).

S. Tiago Menor, que era irmão de Judas, era filho de ALFEU. Entre os Apóstolos, que são enumerados por S. Mateus, estão: Tiago FILHO DE ZEBEDEU, e Tiago filho de ALFEU (Mateus X-3). Que tem a ver Maria Santíssima com este Alfeu ou com este Zebedeu? Logo, este Tiago, IRMÃO DO SENHOR, não é seu filho.

E falando das três Marias que estavam juntamente com Maria Santíssima ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:

Mateus XXVII- 56 Marcos XV - 40 João XIX - 25 Maria, mãe de Tiago e de José; Maria, mãe de Tiago Menor e de José; a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas Maria Madalena; Maria Madalena Maria Madalena a mãe dos filhos de Zebedeu. Salomé


Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada por São João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada por São Mateus e S. Marcos como mãe de TIAGO MENOR E de José. E é claro que não se trata de Maria Salomé, que é a mãe dos filhos de Zebedeu e, portanto, é mãe de Tiago Maior.

Tiago Menor e José são, portanto, PRIMOS de Jesus e são os primeiros que encabeçam aquela lista: TIAGO, JOSÉ, JUDAS E SIMÃO

E de fato o Apóstolo S. Judas Tadeu era irmão de S. Tiago Menor, pois ele diz no começo de sua Epístola: "Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (vers. l.). Tanto o Evangelho de S. Lucas (VI-16) como os Atos dos Apóstolos (1-13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam a Judas Tadeu: Judas, irmão de Tiago.

E assim cai por terra fragorosamente a alegação dos protestantes de que Maria teve outros filhos além do Divino Salvador, alegação baseada em que o Evangelho fala em irmãos de Jesus. Não só provamos que entre os hebreus se chamavam IRMÃOS os parentes próximos, mas também mostramos que a lista dos nomes apresentados como sendo destes IRMÃOS é logo encabeçada por dois PRIMOS, filhos da irmã da mãe de Jesus. Logo, não tem nenhum valor a alegação.

Espero que estes argumentos lhe ajudem a defender o dogma da Virgindade Perpétua de Nossa Senhora, despeço-me cordialmente.

In Iesu et Mariae,
Fabiano Armellini.

 


Home | Veritas | Cadernos Montfort | Documentos da Igreja
Destaques da Imprensa | OraçõesEspaço do leitor

© Associação Cultural Montfort
Dúvidas relacionadas aos artigos: preencha o formulário