Movimento pela Vida

Dia Nacional da Santidade da Vida Humana
George W. Bush


Às vésperas da subida ao poder do 44. presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, o atual presidente George W. Bush proclama um dia especialmente dedicado à defesa da vida humana. Estaleceu o dia 18 de janeiro como Dia Nacional da Santidade da Vida Humana, a ser comemorado em todo o país. É um clara oposição ao que deve ser a política do novo presidente que promete acabar com as atuais restrições federais ao aborto e às pesquisas com células-tronco embrionárias (dentre outras "aberturas"). Trascrevemos a seguir nossa tradução do pronunciamento de Bush:


Dia Nacional da Santidade da Vida Humana, 2009

Proclamada pelo Presidente dos Estados Unidos da América

Toda a vida humana é um dom de nosso Criador que é sagrada, única e merecedora de proteção. No Dia Nacional da Santidade da Vida Humana, nosso país reconhece que cada pessoa, incluídas todas aquelas que estão por nascer, tem lugar especial e propósito neste mundo. Tambem ressaltamos nossa determinação de divulgar esta mensagem de consciência ao clamar pelos que são fracos e sem voz entre nós.

O dever mais básico do governo é proteger a vida dos inocentes. Meu governo assumiu o compromisso de estabelecer uma cultura de vida ao promover energicamente as leis de notificação de adoção e paternidade, ao opor-se ao financiamento federal de abortos no exterior, ao promover a abstinência entre os adolescentes e ao financiar programas de apoio à gravidez de risco. Em 2002, tive a honra de promulgar a Lei de Proteção das Crianças Nascidas Vivas (Born-Alive Infants Protection Act) que estende proteção legal às crianças que sobreviveram à uma tentativa de aborto. Promulguei uma lei em 2003 para banir a prática cruel de aborto por parto parcial e esta lei representa nosso compromisso para construir uma cultura da vida nos Estados Unidos. Também me orgulho de promulgar em 2004 a Lei de Não-Nascidos Vítimas da Violência (Unborn Victims of Violence Act) que permite às autoridades acusar uma pessoa que causou a morte ou lesão à uma criança no ventre como uma acusação em separado, acrescida à outras acusações relacionadas à mãe.

Os Estados Unidos são uma nação solidária e nossos valores devem guiar-nos enquanto aproveitamos os benefícios da ciência. Em nosso entusiasmo por novos tratamentos e curas, nunca devemos abandonar nosso sentido fundamental da moral. Podemos alcançar os grandes avanços que todos aspiramos venerando o dom da vida.

A santidade da vida está gravada no coração de todos os homens e mulheres. Neste dia e durante todo o ano, nós aspiramos em estabelecer uma sociedade em que toda criança é bem-vinda à vida e protegida pela lei. Também encorajamos a nossos compatriotas americanos que se juntem à nossa justa e nobre causa. A história nos diz que prevaleceremos pois é uma causa radicada em nossos mais profundos princípios e que apela aos melhores instintos de nossos cidadãos.

AGORA, PORTANTO, EU, GEORGE W. BUSH, presidente dos Estados Unidos da América, em virtude da autoridade que me concede a Constituição e as leis dos Estados Unidos, pela presente proclamo o dia 18 de janeiro de 2009 como o Dia Nacional da Santidade da Vida Humana. Faço um chamado a todos os norte-americanos para que reconheçam este dia com as cerimônias pertinentes e destaquem nosso compromisso com o respeito e a proteção da vida e da dignidade de todo o ser humano.

EM TESTEMUNHO DO QUAL, subscrevo-me pela presente neste décimo quinto dia de janeiro do ano de Nosso Senhor de dois mil e nove, e ducentésimo trigésimo terceiro ano da Independência dos Estados Unidos da América.

GEORGE W. BUSH
(texto original em http://www.whitehouse.gov/news/releases/2009/01/20090115-1.html )


    Para citar este texto:
"Dia Nacional da Santidade da Vida Humana"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/vida/dia-santidade-vida-humana/
Online, 20/04/2024 às 08:20:48h