O Papa

Bento XVI: "Como unir a liberdade do homem e sua dependência a Deus?"
"Recatequizando", combatendo a cada dia o "analfabetismo religioso", o Papa expõe brevemente, aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a oração do Regina Coeli, uma das mais profundas  questões da teologia de todos os tempos: a relação entre a liberdade do homem e sua dependência de Deus para todo o bem. Seguindo o esquema clássico do bom sermão, Bento XVI explica a passagem da Escritura, cita os santos teólogos que falaram do assunto - no caso, nada mais ortodoxo que São Francisco de Sales - aplica o ponto estudado à vida espiritual de cada um e termina invocando o auxílio de Nossa Senhora para obtermos a união com Nosso Senhor Jesus Cristo. Que seus esforços sejam cada vez mais puros e eficazes no caminho da restauração da Santa Igreja, produzindo "frutos de fé para uma colheita espiritual abundante".

Regina Coeli

Praça de São Pedro
Domingo, 06 de maio de 2012
Queridos irmãos e irmãs! O Evangelho de hoje, 5º domingo do Tempo Pascal, se abre com a imagem da vinha. Jesus disse aos seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor” (Jo 15,1). Muitas vezes, na Bíblia, Israel é comparada com a fecunda vinha quando é fiel a Deus; mas, se afasta-se Dele, torna-se estéril, incapaz de produzir aquele “vinho que alegra o coração do homem”, como canta o Salmo 104 (v.15). A verdadeira vinha de Deus, a videira verdadeira, é Jesus, que com Seu sacrifício de amor nos doa a salvação, nos abre o caminho para ser parte desta vinha. E como Cristo permanece no amor de Deus Pai, assim, os discípulos, cuidadosamente podados pela palavra do Mestre (cfr Jo 15,2-4), são unidos de modo profundo a Ele, tornando-se ramos fecundos, que produzem abundante colheita. São Francisco de Sales escreve: “O ramo unido e em conjunto com o tronco produz fruto não por virtude própria, mas em virtude do tronco: agora, fomos unidos pela caridade ao nosso Redentor, como membros à cabeça; eis porque... boas obras, tendo o seu valor com Ele, merecem a vida eterna” (Tratado do Amor de Deus, XI, 6, Roma 2011, 601). No dia de nosso Batismo, a Igreja nos envolve como ramos no mistério pascal de Jesus, em sua própria pessoa. Desta raiz recebemos a seiva preciosa para participar na vida divina. Como discípulos, também nós, com a ajuda dos Pastores da Igreja, crescemos na vinha do Senhor ligado pelo Seu amor. “Se o fruto que devemos produzir é amor, uma condição prévia é precisamente este 'permanecer', que tem que ver profundamente com a fé que não se afasta do Senhor” (Jesus de Nazaré, Milão 2007, 305). É indispensável permanecer sempre unidos a Jesus, depender Dele, porque sem Ele não podemos fazer nada (cfr Jo 15,5). Numa carta escrita a João, o Profeta, que viveu no deserto de Gaza no século V, um fiel faz a seguinte pergunta: Como é possível ter, ao mesmo tempo, a liberdade do homem e o não poder fazer nada sem Deus? E o monge respondeu: Se o homem inclina seu coração para o bem e pede ajuda a Deus, recebe a força necessária para cumprir a própria obra. Por isso, a liberdade do homem e a potência de Deus caminham juntas. Isso é possível porque o bem vem do Senhor, mas ele é cumprido graças aos seus fiéis (cfr Ep. 763, SC 468, Paris 2002, 206). O verdadeiro “permanecer” em Cristo garante a eficácia da oração, como diz o beato cisterciense Guerric d'Igny: “Oh Senhor Jesus... sem Ti não podemos fazer nada. Tu, de fato, és o verdadeiro jardineiro, criador, cultivador e guardião de seu jardim, que planta com Tua palavra, irriga com Teu espírito, faz crescer com Tua potência” (Sermo ad excitandam devotionem in psalmodia, SC 202, 1973, 522). Queridos amigos, cada um de nós é como um ramo, que vive somente se cresce cada dia, na oração, na participação aos Sacramentos, na caridade, a sua união com o Senhor. E quem ama Jesus, videira verdadeira, produz frutos de fé para uma colheita espiritual abundante. Suplicamos à Mãe de Deus para que permaneçamos firmemente implantados em Jesus e cada ação nossa tenha Nele o seu início e Nele o seu cumprimento.     Comentário Lucia Zucchi Texto Santa Sé Tradução Nicole Melhado - equipe CN Notícias

    Para citar este texto:
"Bento XVI: "Como unir a liberdade do homem e sua dependência a Deus?""
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/papa/bento-xvi-como-unir-a-liberdade-do-homem-e-sua-dependencia-a-deus/
Online, 19/03/2024 às 06:51:38h