Igreja

Dom Nicola Bux: não existe nenhum texto na Tradição que sustente a comunhão na mão.
Bruno Volpe

*
Comunion
*
Entrevista de Bruno Volpe, para Pontifex, a Dom Nicola Bux sobre a recepção da Sagrada Comunhão.
***
Como administrar dignamente o sacramento da Comunhão? Falamos com Monsenhor Nicola Bux, teólogo e  apreciado liturgista. Poderá ser casualidade, porém o modernismo e o descuido de certas interpretações pós-conciliares levaram a um menosprezo deste sacramento aoqual agora a gente se aproxima de todos os modos possíveis,até em estilo militar.
*
Dom Bux, qual é a forma mais correta de comungar?
 
Diria que são duas. É a posição de pé, recebendo a partícula na boca, ouentão de joelhos. Não vejo uma terceira vía.
*
Falemos da posição de pé (vertical)....
 
Está bem, não tenho nada contra ela. O importante é que o fiel esteja íntimamente consciente do que vai receber, isto é, que não se aproximeda Comunhão com uma despreocupação que demonstra imaturidade e absoluta distância de Deus.
*
Comunhão de pé... porém o que é melhor?
 
Olhe, inclusive a Comunhão de pé, se se caz com devoção, compunção e sentido do sagrado, não está mal. Sería belo e conveniente, sem dúvida, que a Comunhão (inclusivequando é de pé) seja precedida por um sinal formal de reverência, isto é, a cabeça coberta para as mulheres, o sinal da cruz o uma inclinação de amor.
*
Porém, por que motivo com frequência as pessoas se aproximamda Comunhão como se fossede um buffet?
 
Agrada-me essa expressão e em parte é também certa. Muitos se levantam mecanicamente e não sabem, e nem sequer imaginam, que é o que recebem. Pensa-se que a participação na Missa inclui automaticamente a Comunhão, da qual devem aproximar-se somente aqueles que estão realmente na graça de Deus.
*
Nos últimos meses, o Papa Bento XVI  administrou a Comunhão de joelhos...
 
Ele fez muito bem. Considero que o ajoelhar-se para receber a Comunhão ajuda a recolher o espírito e a compreender mais o mistério. Ajoelhar-se diante do Corpo de Cristo é um ato de amor e de humildade agradável a Deus, que nos faz revalorizar esse sentido do sagrado atualmente à deriva e perdido ou, pelo menos, diminuído.
*
Em resumo, a Comunhão de joelhos ajuda o espírito...
 
Certamente, favorece o recolhimento e a espiritualidade. Considero que a posição de joelhos para receber a Comunhão é a que mais c orresponde ao sentido do mistério e do sagrado.
*
E a Comunhão na mão?
 
Lamento porém não existe nenhum texto da Tradição que a sustente. Nem sequer o tomai e comei todos: não há nenhuma menção da mão e, se se quer, os apóstolos eram sacerdotes e tinham o direito à Comunhão na mão. Os orientais não a permitem.
*
Numa igreja de Roma, a do Caravita, geralmente muito concorrida especialmente pela comunidade católica mexicana, um sacerdote jesuíta[...]faz pegar pessoalmente a partícula pelos fiéis que a molham no cálice. É corretfazer isso?
 
Trata-se de um abuso gravíssimo e intolerável do qual fazem bem em avisar-me e do qual o Bispo deve tomar conciência e conhecimento. Os parágrafos 88 e 94 [da Redemptionis Sacramentum] afirmam que não é permitido aos fiéis tomar por si mesmos a hóstia ou passar o cálice de mão em mão. Creio que a Comunhão não é válida. Analizarei o problema, porém estamos diante deum abuso inadmissível que deve ser reprimido o quanto antes.
***
Fuente: Pontifex
Visto en: Rorate Caeli
Traducção: A Buhardilla de Jerónimo

    Para citar este texto:
"Dom Nicola Bux: não existe nenhum texto na Tradição que sustente a comunhão na mão."
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/nicola-bux-comunhao/
Online, 28/03/2024 às 18:57:56h