Igreja

São Francisco pacifista, enésima mentira da TV
Sandro Magister

Que São Francisco é esse apresentado na TV pela Lux Vide do catolicíssimo Ettore Bernabei? Quando o relato tocou na tecla das Cruzadas, aquilo que sabemos dos relatos da época foi revirado ao contrário como se fosse uma fritada.
Frente ao sultão Malek Kamel, São Francisco não pediu, de modo algum, perdão pela ofensiva do exército cristão. Do testemunho de Frei Illuminato, que o acompanhou nessa missão, sabemos que o santo disse:
 
Os cristãos agem conforme a justiça quando invadem as vossas terras e vos combatem, porque vós blasfemais o nome de Cristo e vos esforçais para afastar de sua religião quanto mais homens puderdes afastar. Se, pelo contrário, vós quisésseis reconhecer, confessar e adorar o Criador e Redentor do mundo, eles vos amariam como a si mesmos”.
 
Além disso, quanto ao diálogo inter religioso, sabemos por São Boaventura, que São Francisco falando com o Sultão foi logo ao ponto mais delicado, sabendo que corria o risco do martírio:
 
Pregou ao Sultão o Deus uno e trino e o Salvador de todos, Jesus Cristo
 
E quando viu que ninguém lhe dava razão?
 
Vendo que não fazia progressos na conversão daquela gente e que não podia realizar o seu projeto, prevenido por uma revelação divina, ele retornou aos países cristãos”
 
Contra as modernas “mutilações” de São Francisco é útil relembrar o que disse Bento XVI em Assis, no último 17 de Junho: São Francisco é um verdadeiro mestre para os cristãos de hoje”

    Para citar este texto:
"São Francisco pacifista, enésima mentira da TV"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/francisco_pacifista/
Online, 25/03/2017 às 08:41:51h