Igreja

Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e o carnaval
Alex Chirata

Em 2017, comemoramos, coincidentemente, cem anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima e trezentos anos da aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha do Brasil.

Deixa-nos atônitos a notícia de que a Puríssima Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, será “homenageada” na vergonhosa festa da luxúria e leviandade que é o Carnaval.

Como Nossa Senhora é a mesma tanto em Fátima como em Aparecida, veio-nos à memória o estudo feito pelo professor Orlando intitulado “Fátima: um ‘segredo’ contendo um enigma envolto em um mistério” do qual citaremos alguns trechos.

Sobre os pecados que causaram a I Guerra Mundial, os três videntes deram a entender, posteriormente, que eles foram especialmente os pecados da carne. E isso é claro, para quem conhece a história dos costumes do século passado e a profunda decadência moral em que morreu o século XIX. Basta falar do decadentismo e do satanismo que dominaram a arte desse fim de século (...)

E pior viria a ser depois da I Guerra que, ao invés de ter sido aproveitada como penitência, foi um novo e possante incentivo para degradações inauditas. Jacinta alude a "modas que virão e que ofendem muito a Nosso Senhor". Numa carta de 19-2-1940, Irmã Lúcia escreveu ao Cardeal Patriarca de Lisboa: "Eminentíssimo Senhor Cardeal, Nosso Senhor está descontente e amargurado com os pecados do mundo e com os de Portugal, queixando-se da falta de correspondência, vida pecaminosa do povo e em especial da tibieza, indiferença e vida demasiado cômoda que levam a maioria dos sacerdotes, religiosos e religiosas; é limitadíssimo o número das almas com quem se encontra na oração e no sacrifício. Em reparação e súplica por si e pelas outras nações, Nosso Senhor deseja que em Portugal sejam abolidas as festas profanas nos dias de carnaval e substituídas por orações e sacrifícios com preces públicas pelas ruas. [O negrito é nosso]. Rogo pois a Vossa Eminência se digne em união com todos os Excelentíssimos Senhores Bispos promovê-las, não esquecendo que Nosso Senhor, ao prometer uma proteção especial à nossa Nação, a declarou também culpada e lhe anunciou algo que sofrer também. Esse algo consistirá em consequências de guerras estrangeiras mais ou menos graves segundo a nossa correspondência aos desejos de Nosso Senhor. Nosso Senhor deseja que atraiamos assim a paz não só sobre Portugal mas sobre as demais nações." (Apud Padre Antônio Maria Martins, S. J., Novos Documentos de Fátima, ed. Loyola, São Paulo, sem data, p. 251).

            Se os pecados da carne causaram a I Guerra Mundial e Nosso Senhor se amargurava com o Carnaval de 1940, imaginem as desgraças e castigos que poderão atrair, a nós brasileiros, esta blasfêmia que está para ser executada no Carnaval deste ano.

            Deus tenha misericórdia de nós. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós e pelos demais pecadores que Vos ofendem.


    Para citar este texto:
"Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e o carnaval"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/veritas/igreja/aparecida_carnaval/
Online, 25/11/2017 às 05:27:54h