Orações Cotidianas

Orações durante o dia

O primeiro ponto de doutrina é a absoluta necessidade da oração. A prescrição de rezar não foi formulada como simples conselho, mas antes como dever rigoroso, que Cristo Nosso Senhor inculcou nos termos seguintes: "É preciso orar sempre". Lc 18.1. [Catecismo Romano - Quarta Parte - "da Oração" - p.433.]

 


 

ORAÇÃO DA MANHÃ
 

1. Pai Nosso

 

2. Ave Maria

 

3. Credo

* * *

4. Oferecimento do dia

                Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite. Ofereço-Vos as ações deste dia; fazei que sejam todas segundo a Vossa santa vontade, para maior glória Vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal. A Vossa graça seja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amém.

 

5. Consagração a Nossa Senhora

Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso, ó boa Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade Vossa. Amém. O Dómina mea! O Mater mea! Tibi me totum óffero, atque, ut me tibi probem devótum, cónsecrotibi hódie óculos meos, aures meas, os meum, cor meum, plane me totum. Quóniam ítaque tuus sum, o bona Mater, serva me, defénde me ut rem ac possesiónem tuam. Ámen.

 

6. Ao anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumine. Amém. Ángele Dei, qui custos es mei, me tibi commíssum pietáte supérna illúmina, custódie, rege et gubénra. Ámen.

  


 

 

    ORAÇÃO DA NOITE
 

1. Pai Nosso

 

2. Ave Maria

 

3. Credo

* * *

4. Ação de graças

                Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia. Perdoai-me as faltas que hoje cometi e se fiz algum bem aceitai-o. Guardai-me durante o repouso e livrai-me dos perigos. A Vossa graça seja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amém. 
 

5. Exame de consciência

                Individual, em silêncio

* * *

6. Ato de contrição

                Meu Deus, porque sois infinitamente bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido, ajudai-me a não mais tornar a pecar.

 

7. Ato de fé

                Eu creio firmemente que há um só Deus em três pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer.

 

8. Ato de Esperança

                Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os Vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o Vosso auxílio.

 

9. Ato de Caridade

                Eu Vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que Vos ofender. Por amor de Vós, amo meu próximo como a mim mesmo.

 

10. Oração à Sagrada família

               Jesus, Maria e José, modelos perfeitíssimos de recolhimento, caridade e humildade, alcançai-nos a graça de imitarmos as sublimes virtudes que praticastes na terra e dignai-vos proteger a todos nós, que agora prostrados na vossa presença imploramos o vosso patrocínio. Lembrai-vos, ó Jesus, Maria e José, de que somos inteiramente vossos; defendei-nos, pois, de todo e qualquer perigo, socorrei-nos em nossas necessidades e dai-nos graças para nos mantermos constantemente na imitação da vossa santa Família, a fim de que, servindo-vos fielmente na terra, possamos depois bendizer-vos por toda a eternidade no Céu. Amém.

 

11. Lembrai-vos

                Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à vossa clemência, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das Virgens, como Mãe recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prosto a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

 

 

 


    Para citar este texto:
"Orações durante o dia"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/oracoes/oracoes/oracao_manha_noite/
Online, 27/03/2017 às 19:24:25h