Orações Diversas

Oração Pastoral de Aelred de Rielvaux (1110-1167)


Aelred de Rielvaux ( 1110-1167), monge cisterciense inglês
Oração Pastoral (in Revue bénédictine 1925, p. 283 ; trad. alt. Tournay)

«Minha ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço e elas me seguem»

Oh Jésus, oh Bom Pastor, pastor realmente bom, pastor cheio de clemência e de ternura, a ti grita um miserável e pobre pastor -- sim, bem fraco, bem incapaz, bem inútil, e, no entanto, com tudo isso, na realidade pastor de ovelhas.

A ti, oh Bom Pastor, grita este pobre pastor que está longe de ser bom; a ti ele grita, preocupado com ele próprio, preocupado com suas ovelhas... Senhor, tu conheces meu coração: tu sabes tudo o que deste a teu servidor, e ele não tem senão que um desejo, que é de entregá-lo totalmente às tuas ovelhas, de dedicar-me totalmente a elas. Muito mais, eu quereria entregar-me a mim mesmo a elas. Que assim seja, meu Senhor, sim, que assim seja!...

Ensina-me somente, eu te rogo, pelo teu Espírito Santo, ensina teu servidor como ele deve se dedicar a elas. Lembra-me Senhor pela tua graça inefável, de suportar com paciência suas enfermidades, de compadecer-me delas com ternura, de curá-las judiciosamente. Que eu apreenda, inspirado pelo Espírito Santo, a consolar os aflitos, a dar coragem aos que não a tem, a reerguer aqueles que caem, a me sentir fraco com os fracos,... a fazer tudo a todos para todos salvar. Coloque sempre nos meus lábios a palavra verdadeira, a palavra certa, a palavra justa, para que todos cresçam na fé, esperança e amor, em castidade e em humildade, em paciência e obediência, em fervor de espírito e pureza de coração.

Como tu lhe deste este guia cego, este mestre ignorante, este chefe incapaz, concedei, Senhor, a este mestre, ciência, luz e competência.


Fonte: site l’Évangile au Quotidien (http://levangileauquotidien.org/www/popup-comments.php?language=FR&id=556)
(Tradução nossa)

    Para citar este texto:
"Oração Pastoral de Aelred de Rielvaux (1110-1167)"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/oracoes/diversas/rielvaux/
Online, 16/01/2017 às 08:46:52h