Mundo

Celebração ecumênica causa intervenção do Vaticano na Austrália
Gabriel Wingate-Pearse

 
 
O Vaticano impediu a realização de uma celebração de Pentecostes conjunta planejada pelos bispos Michael Malone (católico) e Brian Farran (anglicano) de Newcastle e Maitland, na Austrália.
 
A reportagem é de Gabriel Wingate-Pearse, publicada no jornal australiano The Herald, 28-02-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
 
A celebração de confirmação havia sido agendada para o dia 31 de maio, na Christ Church Cathedral, e foi promovida como um evento “muito emocionante e especial”. As paróquias incentivaram alguns paroquianos a pensar a respeito de serem confirmados naquele dia.
 
Mas Roma interveio, forçando o seu cancelamento, citando a possibilidade de “mensagens confusas” que poderiam ser dadas aos fiéis.
 
Não está claro como os escritórios centrais da Igreja Católica ficaram sabendo da celebração, já que nenhuma notificação formal foi dada.
 
No entanto, foi um golpe para os dois bispos, assim como para Dom David Walker, da diocese católica de Broken Bay, que assinaram juntos um acordo no ano passado, chamado de Aliança Tri-Diocesana, para trabalhar em relação a objetivos comuns. Sua intenção também era melhorar as relações entre as comunidades católica e anglicana.
 
A “solicitação” foi feita pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Vaticano, o corpo de governo central da Igreja Católica que lida com a maioria dos assuntos relativos ao culto público oficial.
 
Em uma declaração conjunta, o Reverendo Brian Farran, bispo anglicano de Newcastle, e Dom Michael Malone, bispo católico de Maitland-Newcastle, disseram que a congregação “expressou preocupação com a celebração simultânea e a possibilidade de que mensagens confusas fossem dadas às pessoas”.
 
Na declaração, Dom Malone disse acreditar que, como uma celebração semelhante havia ocorrido na Inglaterra em 1989, um precedente havia sido estabelecido, e pediu desculpas a todos os envolvidos.
 
O Reverendo Farran disse também estar desapontado.
 
[Tradução: IHUnisinos. Texto orginal em inglês em TheHerald>]

    Para citar este texto:
"Celebração ecumênica causa intervenção do Vaticano na Austrália"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/mundo/vaticano-contra-ecumenismo/
Online, 25/11/2017 às 03:52:41h