Igreja e Religião

Vaticanista Andréa Tornelli prevê alterações na liturgia para breve

Em entrevista à ZENIT – Notícias, publicada domingo 22/05/05, à pergunta “o que fará o pontífice Bento XVI com respeito à liturgia?” , assim respondeu o renomado vaticanista depois de salientar a “simplicidade e a beleza excepcionais das cerimônias” celebradas por Bento XVI:
 
(...) Espero que pouco a pouco, sem desgarros ou traumas, este gosto pela liturgia bem celebrada, que permite entrever a grandeza do mistério que se vive na Missa e que tem como protagonista Deus --que vem no meio de nós e nos fala--, e não a habilidade ou a criatividade do sacerdote ou da comunidade, abra caminho. No discurso programático do primeiro dia após a eleição, o Papa Ratzinger falou da centralidade da Eucaristia e da correta celebração litúrgica.

Creio que será
um dos pontos centrais de seu ministério, ainda que pelo momento não posso prever quais poderão ser os passos concretos. Creio que haverá também uma maior tolerância frente aos tradicionalistas, e talvez os próximos meses poderão ser decisivos inclusive para a recomposição do mini-cisma de Lefebvre.

Nota: negrito  e itálico nosso.

    Para citar este texto:
"Vaticanista Andréa Tornelli prevê alterações na liturgia para breve"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/igreja_20050522_liturgia/
Online, 29/03/2024 às 02:01:28h