Igreja e Religião

Ecclesia Dei passa ao ex Santo Ofício, diálogo com os lefebvrianos
Raffaella

 
Será publicado nas próximas semanas o motu proprio de Bento XVI que torna a comissão Ecclesia Dei - surgida por vontade de Papa Wojtyla com o fim de favorecer a volta na plena comunhão dos lefebvrianos com Roma - um organismo interno da Congregação para a doutrina da fé.
 
Papa Ratzinger já o havia anunciado em Março passado, na Carta dedicada ao caso Williamson e à revogação da excomunhão dos Bispos consagrados por Lefebvre, enviada aos Bispos de todo o  mundo.
 
No próximo 4 de Julho, o cardeal Darìo Castrillòn Hoyos, atual presidente da Ecclesia Dei, fará 80 anos e deixará o cargo por atingir os limites de idade.
 
A comissão será, pois, presidida pelo Prefeito do ex Santo Ofício, o cardeal americano William Joseph Levada. 
O vice presidente monsenhor Perl permanecerá em seu posto, enquanto não for nomeado um novo secretário em substituição do falecido Mario Marini. 

Justamente hoje de manhã, a agência francesa IMedia revelou, que na reunião da “feria quarta” os cardeais membros da Congregação para a Doutrina da Fé estabeleceram uma primeira plataforma para o início do diálogo com os lefebvrianos. Diálogo que compete ao supremo Dicastério doutrinal, enquanto os seguidores de Lefebvre sustentam que, com o Concílio Vaticano II, a doutrina católica é que foi mudada, e pedem que sobre isso haja o esclarecimento devido. tendo em vista um formal retorno da Fraternidade São Pio X à Igreja Católica. 
 
Enquanto isso, como foi antecipado, dias atrás, pelo Il Giornalele, neste  próximo sábado deveria ser anunciada a nomeação do secretário da Congregação do Culto Divino, monsenhor Malcom Ranjith Patabendige Don, como Arcebispo de Colombo. 
Para seu lugar será designado o atual sub-secretário do ex Santo Ofício, o dominicano Di Noia.
 
[Tradução: Montfort. Texto original em italiano no blog Andrea Tornielli]

    Para citar este texto:
"Ecclesia Dei passa ao ex Santo Ofício, diálogo com os lefebvrianos"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/ecclesia-dei-santo-oficio/
Online, 29/03/2024 às 14:33:16h