Igreja e Religião

Não reabilitação de Lutero


Tradução do inglês: http://cathcon. blogspot. com/2008/ 03/no-rehabilita tion-of-luther. html

Original: http://www.oecumene .radiovaticana. org/ted/Articolo ..asp?c=191916

Vatikan: „Keine Rehabilitierung Luthers"

O diretor do serviço de imprensa do Vaticano negou reportagens de uma possível reabilitação de Lutero pelo Papa. Não há nada, disse o padre Lombardi, jesuíta, de acordo com a reportagem do Corriera della Será. Ele falava a respeito de uma reportagem do jornal britânico The Times. Ocorreu quando uma especulação sobre um possível novo olhar sobre o reformador surgiu em torno do grupo de pupilos de Ratzinger. O grupo debaterá sobre o pensamento teológico de Lutero em setembro, em Castelgandolfo, com o antigo professor Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI.



Comentário:

   Essas notícias falsas em relação ao Papa têm sido uma constante em seu pontificado.
   Já no dia seguinte à eleição, o jornal italiano La Repubblica estampou uma notícia sobre quatro documentos que seriam lançados pela CDF, revendo, entre outras coisas, a proibição de comunhão aos recasados.
    A Santa Sé teve que fazer um desmentido público desses documentos, que seriam, na expressão do John Allen,  "trial balloons" (balões de ensaio), que serviriam para mostrar ao Papa o que pensa a curia, obrigando-o "a ter de reajustar suas políticas ou ter que pagar o preço em termos de relações públicas quando as expectativas de mudança não forem atendidas." (Allen, John L., The Rise of Benedict XVI, pag. 132-133, Doubleday, USA).
    Interessante a tática.
    Importa ter olhos para ver como funciona a romanitá, e não acreditar em cada boato lançado na internet.
    Ainda mais se se presta atenção aos discursos e documentos do Papa, que lentamente vão minando a doutrina luterana, como no caso do discurso em que o Papa afirmou que "a escola da fé não é uma marcha triunfal". Ora, quem conhece o mínimo o sola fide sabe que isso é um golpe mortal nessa doutrina perniciosa, que afirma que a justificação pela fé torna o homem impecável, sendo portanto uma "marcha triunfal" em direção ao céu.
    O Papa atacou o centro da doutrina luterana. Não é possível imaginar que ele reabilite Lutero depois de ter feito isso.
 
Marcos Libório

    Para citar este texto:
"Não reabilitação de Lutero"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/20080310/
Online, 20/04/2024 às 00:09:37h