Igreja e Religião

Estarão discutindo o infalível?

Reproduzimos importante notícia sobre as discussões teológicas sobre o Concílio Vaticano II.
Será que o impossível teria acontecido?
 

Discussões doutrinárias entre Roma e a Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX)
(05 de outubro de 2007)
 
(http://www.leforumcatholique.org/message.php?num=328673)
 
Monsenhor Bernard Fellay anunciou oficialmente aos membros da FSSPX a nomeação de uma Comissão Teológica especializada no estudo do Vaticano II, composta pelos Padres Patrick de La Rocque, Grégoire Célier, Thierry Gaudray, Alvaro Calderón et Jean-Michel Gleize.
Isso confirma as informações provindas de meios próximos à FSSPX de Tolouse e do Studium dos RRPP Dominicanos dessa mesma cidade, a propósito de longas horas de discussões doutrinárias que tiveram lugar em uma universidade de Roma, em várias etapas, entre teólogos da FSSPX e teólogos romanos, tais como o Cardeal Cottier, discussões que trataram da Nova Missa, do Ecumenismo e da Colegialidade.
O Padre Jean-Michel Gleize, professor no seminário internacional de Ecône, é o autor de uma sábia tradução do livro de Cajetan, O Sucessor de Pedro, acompanhada de comentários eruditos. O Padre Patrick de La Rocque, Prior do Priorado de Gragnague, no Alto-Garona, é o redator de O Problema da Reforma Litúrgica (Edições Clovis, 2001) e Do Ecumenismo à Apostasia Silenciosa, Vinte e Cinco Anos de Pontificado (2004).
Estas notícias são muito encorajadoras: essas discussões provam que o Vaticano considera com muita seriedade as críticas doutrinárias da FSSPX contra o Concílio; e do mesmo modo, pode-se pensar que os acordos que se preparam "gradualmente" não mascararão as divergências doutrinárias


Audiência de 29 agosto de 2005 em Castelgandolfo


    Para citar este texto:
"Estarão discutindo o infalível?"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/20071005/
Online, 29/03/2024 às 12:11:12h