Igreja e Religião

Papa Bento usa antigo ritual para sua Missa privada


Vaticano, 16 de julho 2007 (CWNews.com) - Papa Bento XVI, que recentemente publicou um motu proprio permitindo todos os padres Católicos celebrar a antiga missa latina, usa ele mesmo o velho ritual para sua missa privada, assim foi informado à CWN.

Fontes informadas no Vaticano confirmaram notícias que o Santo Padre regularmente celebra Missa usando o Missal Romano de 1962.

Em seu motu proprio Summorum Pontificum o Papa diz que a antiga forma -- a forma em uso universal antes das mudanças litúrgicas que seguiram o Vaticano II -- nunca foi ab-rogada. (leia mais

Desde que se tornou  o Romano Pontífice, Bento XVI sempre usou o novo ritual -- que ele identifica em Summorum Pontificum como a "forma ordinária" do rito Romano -- para celebrações públicas da liturgia eucarística. Entretanto, poucas pessoas testemunharam o Papa celebrando sua missa diária privada.

Diferente de seu predecessor João Paulo II, que regularmente convidava visitantes para assistir a Missa que ele celebrava cada manhã em sua capela privada, Bento XVI fez como sua prática regular celebrar Missa com apenas poucos ajudantes. Os mais próximos do Papa estabeleceram uma reputação de preservar confidências.

Papa Bento há muito é conhecido como um ardente defensor da tradição litúrgica Católica. No início dos anos 90 ele levantou sombrancelhas em Roma ao escrever um laudatório prefácio ao livro A Reforma da Liturgia Romana, no qual Mons. Klaus Gamber condenada muitas das mudanças litúrgicas das últimas décadas.

O então Cardeal Ratzinger também viajou a Wigratzbad, na Bavária, para ordenar padres da Fraternidade de São Pedro, um grupo dedicado ao uso da liturgia tradicional. Ele executou aquelas ordenações, assim como a Missa do Domingo da Páscoa em 1990, usando o Missal Romano de 1962.


    Para citar este texto:
"Papa Bento usa antigo ritual para sua Missa privada"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/20070716/
Online, 18/04/2024 às 23:37:57h