Igreja e Religião

Pregação de Bento XVI seduz jovens fiéis

Colônia - Na maioria das concentrações de fiéis que se formaram ao longo do Reno, depois que Bento XVI percorreu ontem o rio de barco para saudar os participantes da Jornada Mundial da Juventude, foram ouvidos elogios ao papa por sua adesão à linha do antecessor, João Paulo II, mas dentro de um estilo próprio.

"Tudo bem que o papa seja rigoroso, é nosso pai, nosso pastor", comentava Luciano Pozo, um jovem chileno do movimento mariano de origem alemã Schoenstatt, expressando com estas palavras uma opinião compartilhada por muitos peregrinos.

A firmeza da mensagem do papa também seduziu Mary J., uma estudante de filosofia de Detroit, que disse ter ido com um grupo formado não só por católicos, mas por jovens de outras confissões que gostam precisamente do fato de "a Igreja católica oferecer um ensino que nunca muda".

Entre um grupo de 350 pessoas vindas de Londres, há um grande número de ex-anglicanos que adotaram o catolicismo porque preferem "uma religião autêntica a uma que se deixa guiar pela opinião pública".

Essa é a explicação dada pelo padre Mark Vickers, que disse ainda que desde João Paulo II a Igreja católica foi ganhando respeito na Grã-Bretanha e aumentando as conversões.

Quando perguntado se o que estimula essas conversões é a busca de uma Igreja mais conservadora, Vickers respondeu: "Rejeito à palavra ´conservador´, o que somos é católicos".

Para estes jovens, não é problema o tema da moral sexual da Igreja - em particular a proibição do uso do preservativo contra a Aids. Eles dizem que apóiam plenamente a postura da Igreja, pois embora sintam compaixão" pelos infectados, "o método a seguir contra o contágio é a abstinência".

No entanto, dois rapazes vindos de Porto Rico expressaram dúvidas sobre a questão, que consideraram "difícil". Para eles, o mais importante é que "Bento XVI tenha demonstrado que vai seguir a linha de João Paulo II em seu interesse pela juventude".

(negritos nossos)


    Para citar este texto:
"Pregação de Bento XVI seduz jovens fiéis"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/imprensa/igreja/20050819/
Online, 28/03/2024 às 09:45:10h