Principais Textos

Dez anos de falecimento do Professor Orlando Fedeli
Alberto Zucchi
     Prezados amigos e leitores do site Montfort

     Salve Maria!
 
     No dia de hoje recordamos os dez anos de falecimento do Professor Orlando Fedeli, fundador e inspirador de todo o apostolado e trabalho da Montfort e de muitos outros grupos católicos pelo Brasil.
 
     Durante sua vida o Professor foi intransigente na defesa da doutrina e da moral católica. Nestes pontos, nunca aceitou acordos, mesmo que, aparentemente isso lhe trouxesse vantagens. Lembro-me de um sacerdote que, certa vez, recomendou a ele que, em uma conversa que haveria com um bispo, destinada à obtenção de uma licença para a celebração da Missa Antiga, comentasse de maneira dúbia sua posição sobre o Vaticano II, caso fosse questionado sobre esse assunto - afirmando algo como: "não estou preparado para discutir esse assunto". O Professor imediatamente respondeu ao Padre: “se o bispo me perguntar se sou favorável ao Vaticano II, ele vai ouvir um não bem redondo”.
 
     Seu modo decidido, seu grande conhecimento, sua enorme capacidade intelectual, sua espantosa memória, sua incomparável simpatia, sua disposição em sempre atender a todos que o procuravam, produziam e ainda produzem muita admiração, mas sua constante atitude de luta em defesa da Igreja, “sem temer as batalhas”, mas as desejando, fazia com que poucas pessoas estivessem dispostas a acompanhá-lo nas arenas do combate, apesar de haver muitos assistentes na plateia que torciam por ele.
 
     Quantas pessoas o cumprimentavam pela sua luta contra a TFP e os Arautos ao mesmo tempo em que mantinham ótimo relacionamento com os membros destas entidades?
 
     Neste momento tão grave da história da Igreja, quando em muitos lugares do mundo inteiro ainda permanecem as proibições de celebrações das Missas com a presença dos fiéis, quando muitos bispos parecem satisfeitos em ver a Igreja se recolher a um culto privado, quando muitas padres se recusam a retornar às missas públicas mesmo com a autorização de seus bispos, quando boa parte dos católicos se acostumou à Missa televisiva incentivados pelo próprio clero, quando as autoridades permitem o funcionamento de shoppings center mas não das igrejas, para nós, da Monfort, o exemplo do Professor é fundamental para que nos mantenhamos no combate.
 
     Pedimos a todos os nossos leitores e amigos que rezem pela alma de nosso estimado Professor e que, em suas orações, também peçam para que a Montfort, com a graça de Deus, a proteção de Nossa Senhora e a intercessão de seu padroeiro São Luis, que também em seu apostolado era intransigente na defesa da doutrina e da moral católica, sempre se mantenha na arena e nunca se contente em estar na assistência.
 
     Em razão da atual situação pedimos para padres amigos nossos que rezem a Missa de hoje na intenção da alma do Professor mas, infelizmente, essa Missa não será aberta ao público.
 
São Paulo, 9 de junho de 2.020
 
Alberto Luiz Zucchi
 
Associação Cultural Montfort

    Para citar este texto:
"Dez anos de falecimento do Professor Orlando Fedeli"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/destaques/principais/profdezanos/
Online, 29/03/2024 às 12:12:12h