Palestras e Aulas

II Congresso Montfort em Minas Gerais - A Igreja contra as heresias
 
Ementa: Este congresso visa demonstrar como as ideias heréticas contrárias a doutrina católica estão disseminadas nos mais variados campos do conhecimento, e como essas mesmas ideias já foram condenadas em um passado recente pelo magistério da Igreja. 

Inscrição: Envie e-mail para congresso@montfort.org.br com o título "CONGRESSO MONTFORT MINAS GERAIS", contendo as seguintes informações:
1. Nome Completo
2. E-mail
3. Cidade / UF
4. Telefone para contato
5. Se fizer parte do clero ou ordem religiosa, informar qual sua Diocese e a qual Ordem/Congregação pertence.

Será enviado e-mail de retorno confirmando a inscrição.

Valores:
O valor da inscrição é de R$20,00. Na taxa de inscrição está incluído o material do Congresso.
O almoço não está incluso. Clérigos e Religiosos são isentos de taxa de inscrição.


 
 
Resumo do Congresso
 
Estiveram presentes participantes da capital mineira e de cidades do interior de Minas Gerais. Durante o congresso foi celebrada a Santa Missa na capela do Colégio Monte Calvário, pelo Padre Íris Mesquita Martins da diocese de Belo Horizonte.
Foi destaque no congresso o interesse dos participantes, identificado pela grande quantidade de perguntas, o que fez o congresso terminar uma hora além do previsto.
A primeira palestra com o tema “Doutrinas Gnósticas na criação do Universo” foi proferida por André Roncolato, o qual possui mestrado na área de inovação, e demonstrou como as teses atuais científicas sobre a criação do Universo tem forte influência de doutrinas gnósticas.
Na sequência Alberto Zucchi, utilizando-se de diversas citações de encíclicas Papais, apresentou como as doutrinas liberais tem forte influência na mentalidade moderna, acarretando duas consequências na organização social: o aparecimento de ditaduras e a proliferação das sociedades secretas. Em seguida, o palestrante comentou como a aceitação por parte da Igreja, de teses do liberalismo, após o Concílio Vaticano II, levaram a problemas semelhantes na organização da Igreja.
Ao final, Bruno Oliveira apresentou as doutrinas filosóficas do século XIX e XX, deixando claro suas afirmações heréticas, concentrando sua análise em Kant e Hegel no século XIX e Husserl e Heidegger no século XX.
Agradecemos a todos os nossos amigos e leitores pelo grande apoio recebido na realização deste evento e, sempre confiando na proteção de Nossa Senhora, esperemos repeti-lo ao menos anualmente.
 
 

    Para citar este texto:
"II Congresso Montfort em Minas Gerais - A Igreja contra as heresias"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/bra/destaques/palestras/2_congresso_mg/
Online, 18/04/2024 às 12:48:30h