Últimas Cartas

Professor de História pergunta sobre o evolucionismo
PERGUNTA
Enviada em:

Salve Maria. Meu nome é Luciano, tenho 47 anos, sou católico e professor de História. Assisti alguns vídeos publicados pela Associação Montfort sobre a Teoria da Evolução. Foram-me bastante instrutivos e me fizeram pensar melhor sobre o assunto. Como professor, sou eventualmente questionado sobre os argumentos usados pelos cientistas que duvidam da evolução dos seres vivos. Um dos questionamentos que mais me incomodam é o seguinte: nos estratos geológicos mais antigos do planeta, não são encontrados fósseis de espécies animais contemporâneas. Para os evolucionistas, essa é uma prova de que esses seres vivos não existiram no passado remoto (o que, no mínimo, derruba a ideia de que todos os animais foram criados por Deus ao mesmo tempo). Como esse questionamento poderia ser respondido por mim, sem que eu não me afaste da verdade revelada nas Sagradas Escrituras e ensinada pela Santa Igreja? Agradeço a atenção e deixo meus cumprimentos à Associação Montfort, cujo apostolado tem sido um precioso amparo aos católicos como eu.

RESPOSTA

Muito prezado Professor Luciano, salve Maria!

Obrigado pela pergunta, sou professor também, biólogo e na minha conversão tive muitas dúvidas sobre se o relato do gênesis se correlaciona com a ciência.

A questão que me trás é bem simples. Obviamente, sabemos que de fato foi revelado que Deus criou o mundo em 6 dias e é esse o ponto que os evolucionistas utilizam para tentar refutar a Bíblia. Mas por outro lado vemos também que para Deus um dia é como mil anos:

"porque mil anos, diante de vós, são como o dia de ontem que já passou, como uma só vigília da noite." (Salmos 89:4)

"Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." (II São Pedro 3:8)

Sabemos também que pelas pesquisas geológicas e paleontológicas os seres vivos se apresentam na forma de fósseis do mais simples para os mais complexos em escalas de tempo de milhares de anos.

Portanto, se para Deus um dia é "como" mil anos, a criação pode ter levado milhares de anos até se concretizar. E, ainda que Deus, por ser todo poderoso, possa ter criado o universo em 6 dias, essa não foi a forma como encontramos.

Os cientistas deveriam considerar que os achados científicos não contradizem as revelações quando se faz um estudo honesto e até mesmo confirma, pois no gênesis a ordem da criação também segue uma ordem do mais simples ao mais complexo.

Espero ter tirado a sua dúvida e qualquer outra questão não exite em nos escrever,

Salve Maria!