TFP

Sacerdotes Arautos
PERGUNTA
Nome:
Padre
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Ortodoxa
Idade:
32 anos

Prezados irmãos, sou sacerdote ortodoxo e gostaria de saber qual o sentido pastoral de alguns membros dos arautos serem elevados ao presbiterato, e que benefício pastoral isto trará a Santa Igreja Romana.
E no que diz respeito ao diálogo Católico/Ortodoxo com o escopo da tão almejada Unidade entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Greco Ortodoxa, os neo-presbiteros dos arautos irão contribuir para isso?. Se puder me respondam pelo meu e-mail.

teu fiel irmão em Cristo!

Pe. Daniel
RESPOSTA

Muito prezado Pe. Daniel,
Salve Maria!

    Obrigado por sua confiança em minha pessoa.
    Estava fora do país quando se deram essas ordenações surpreendentes e feitas sem a necessária preparação filosófica e teológica.
    A essas pessoas faltam ainda as qualidades normais necessárias para serem ordenadas sacerdotes.
    Ainda recentemente, quando do processo jurídico entre os membros da TFP e dos Arautos, um dos antigos dirigentes da TFP mandou ao Núncio Apostólico uma carta contando ter gravação de um telefonema do agora Padre João Scognamiglio Clá Dias ameaçando matar a tiros um companheiro dele da TFP.
    Recebi também textos que uma pessoa ligada à antiga TFP publicou na orkut sobre essas ordenações. Envio ao senhor esses textos que não são de minha responsabilidade.

Leandro:
gostaria de entender... 6/15/2005 4:13 PM
Onde se faz supletivo de seminário para ser ordenado padre...

Estou perplexo como pessoas de péssimo espírito, muitas delas eu sou testemunha de ter ouvido e visto falando muito mau do Vaticano e do Santo Padre, agora fingindo-se de santos para ser ordenados padres...

Bom, infelizmente a Igreja teve Lutero, Boff e vários outros eclesiásticos que, como esses foram de péssimo exemplo. Eles não serão os primeiros.
Miguel:
Isso 6/15/2005 9:21 PM
Leandro,
As fitas do suposto Pe. João clá dizendo que está pegando fogo, que vai matar uma pessoa e lavar as mãos no sangue dessa pessoa existem.

As fitas de moças pegando a mão dele e passando no peito delas também existem.

Também fotos e vídeo dele fazendo caretas, mostrando a língua tendo atrás de si, a menos de 3 metros o Santíssimo Sacramento, também existem.

Ademais, o Octávio disse bem, o meu testemunho é uma prova, você pode não acreditar, mas no que citei acima, impossível não acreditar, pois está gravado e correu o mundo.

Estou realmente perplexo como um simulacro de santo pode ser ordenado padre da Santa Igreja.
Leandro:
6/15/2005 10:41 PM
Miguel, não é suposto padre, é padre. Não sei em qual contexto ele fez essa suposta afirmação. Contextos mudam significativamente as coisas.

Sobre essas tais fitas de conteudo indecente, eu presumo que podem ser armações como uma foto que me mostraram uma vez com a suposta acusação de que os Arautos carregavam a imagem de Nossa Senhora de uma forma desrespeitosa. Só não acreditei pq minha irmã estava presente na ocasião da tal foto e viu que foi algo circunstancial. (eles estavam descendo a imagem por uma escada e uma pessoa X, no cumulo do maus espirito, tirou a foto cortando a escada e inclinando a camera, mara parecer que eles carregavam a imagem como um saco de cimento)

Já vi padres fazendo micagens no altar com o Santissimo a menos de 1 metro. Não considero adequado, mas tb não me parece ser algo tão tenebroso.

E seu testemunho é tão prova quanto o meu, enquanto não existirem provas materiais contundentes.

E "provas" que vc diz existir.

De qq forma a minha pergunta é: Esse suposto material já foi encaminhado para a Santa Sé? Eu na posse de tal material, mesmo sendo um arauto, trataria de encaminhar para a Santa Sé, para que se avalia-se.
Miguel:
não. 6/15/2005 11:14 PM
Leandro,
Não são montagens e não existe contexto algum onde foram montados.

Não creio que sob forma alguma um católico pode se ordenar padre tendo feito uma ameaça de morte a outro e nunca ter se retratado publicamente do feito.

ao Vaticano foi enviada documentação, espero que o Cardeal Sodano tome uma posição
Leandro:
6/16/2005 7:26 PM
Marcelo, antes de mais nada obrigado. Talvez vc já tenha percebido que foi a politica que adotei ^^ Eu disse o que tinha para falar. Continuar a discussão dentro das atuais condições não trará progresso algum, no máximo se tornará um embate de retóricas e ataques a moral alheia.

Miguel, que bom que foi enviada. Não há mais o que debater portanto. "Roma Locuta Est, Causa Finita Est" Aguardemos então Roma falar :) Por enquanto me reservo ao direito de permanecer em juizo suspenso.

E Francisco, creio que me seja permitida a dúvida. Tb lhe afirmo, com a mesma tranquilidade com que vc me assegura ter, que em nada minha consciencia pesa por não acreditar em sua palavra pura e simples :) Não entendi o pq de tanta agressividade em seu post ^^ Relaxe!

Só tenho uma dúvida... Se por alguma eventualidade Roma considerar as acusações inócuas, ou as provas falhas, os senhores acatarão ou irão recorrer até terceira instância? :)

Salve Maria!
Leandro:
6/16/2005 7:46 PM
Em tempo, não iniciei discussão alguma ^^
Marcelo:
Leandro, 6/16/2005 8:19 PM
Percebi sim, e de ambos os lados, um louvável cuidado para manter o debate, ainda que o tema seja gravíssimo, num nível respeitoso. E é por isso que me senti bem a vontade para fazer este pedido. É fácil falar com pessoas educadas e que buscam a verdade.

Espero não ter dado a impressão de me valer da condição de moderador para repreendê-los. Como fiz questão de dizer ao final: é um pedido de irmão.

Portanto, o agradecimento é todo meu: muito obrigado!

Que Deus abençoe a todos!

Marcelo Gaúcho
(indigno filho da Cruz e teu irmão!)†
Octávio:
Germano 6/16/2005 8:52 PM
Curioso que ao ouvir falar de Testemunho você logo pense no Roberto Jefferson.
Miguel:
Marcelo e Leandro 6/16/2005 10:06 PM
Marcelo, caro amigo.

Suas observações são sempre de bom senso e grande conhecimento cristão.

Se coloco algo a respeito de tal tema é porque conheço. Desde minha mais tenra infância estive com os personagens que hoje se denominam arautos. Vi, convivi e dialoguei com todos os membros da cúpula dos arautos, bem como todos os mais velhos daquele grupo.

Do que falo tenho a prova em mãos e estou disposto a mostrar a quem quiser. Se quiserem a foto do joão clá fazendo caretas ao lado do Santíssimo Sacramento, posso enviar. Também posso mandar a fita que o mesmo personagem gravou dizendo que ia matar outra pessoa e lavar as mãos no sangue do assassinado. Teria tanta coisa para mostrar...

Sou completamente insuspeito para falar do joão clá, mesmo porque um dia também acreditei como o Leandro nesse sujeito. Também acreditei ser ele um santo, etc.

Contudo vi os atos dele e foi isso que me afastou. Vendo o quanto ele tem de falso, melindroso e velhaco que me fez romper com ele e todos seus sequazes.

Leandro, você é uma pessoa de bem, o dia que quiser o material é só me avisar que lhe dou cópia. Não precisa chamar o Eurípedes para vir dialogar, mesmo porque eu já desafiei a ele a provar as mentiras que falou a meu respeito na comunidade dos arautos e ele simplesmente limitou-se a apagar o scrap, porque sabia que tinha mentido. Ele até usou o nome de um bispo que é muito amigo de meus pais (disso ele não sabia...)para corroborar as mentiras que tinha falado a meu respeito...

Você parece ser uma pessoa de bem, só que iludido por um grupo que de bom não tem nada. Não falo isso porque quero convencê-lo de algo, você mesmo vai se dar conta um dia e vai lembrar: "pois é, eu já tinha sido avisado"

Faço ponto nesse tópico, não escrevo mais aqui. Me limitarei apenas a fazer algum comentário toda vez que aparecer um tópico relacionado a essa associação em alguma comunidade que pertenço. Nesse tópico acho que já fui bastante claro. Só me manifesto novamente se realmente houver extrema necessidade.
Leandro:
6/21/2005 8:06 PM
Enquanto o "veredicto" de Roma não vem (e procurei ficar a par das pretensas "provas"... não me espantaria se a Santa Sé sequer se desse ao trabalho de averiguar, tamanha inconsistência... francamente viu...) aqui vai o site com palavras de Dom Claudio Hummes no inicio da cerimonia de ordenação, entrevista com o bispo de Avezzano, homilia de Dom Lucio Angelo Renna e palavras do Pe. João, presidente dos Arautos, ao fim da ordenação: http://www.arautos.org.br/defaultb.asp?area=2009

Como o senhor pode ver esses textos acima publicados na orkut são muito comprometedores, e a refutação deles feitas pelo arauto Leandro é muito débil.