RCC

RCC: confissão
PERGUNTA
Nome:
Givanildo
Enviada em:
Local:
Fortaleza - CE,

Caríssimo Orlando Fedeli,

Participo da RCC a nove anos e, com certeza, já uma infinidade de erros no que diz respeito a conduta dos membros deste movimento. Contudo, creio na intervenção do Espirito Santo, que fielmente vem conduzindo os passos do povo de Deus.

Sei que muitas vezes nós membros da Renovação Carismática Católica temos cometidos erros contra a liturgia, doutrina, teologia, até mesmo contra o próprio magistério da nossa Santa Igreja Católica.

Muitas de suas colocações devem ser por nós muito bem vindas Como dizia santo Agostinho: "Os inimigos que nos injuriam beneficiam-nos mais que os amigos que temem entristecer-nos".

Não vejo você como inimigo, ao contrário. Percebo apenas uma "falta de caridade fraterna" em suas palavras, digamos assim. O senhor está olhando muito para o que divide. Nós sabemos que uma opinião verdadeira a cerca de algo não se faz assim. Aprecio o zelo que o senhor tem pela verdade, porém, não podemos nunca nos esquecer que a verdade sem caridade mais machuca que corrige. sei que não é esse o seu objetivo. Peço que o Senhor observe que a RCC vem passando por um processo de amadurecimento.

Quanto a suas afirmações que a RCC é originada no protestantismo, que seja. O senhor bem como diversas autoridades da Igreja dentre elas o próprio Santo padre o Papa são testemunhas de que estamos buscando cada vez mas a unidade com a Santa Mãe Igreja. O que é bem diferente de nossos irmãos protestantes.

Temos santos em nossa Igreja que vieram do Islamismo, o que, em nada diminui sua santidade.

>>Não são apenas os erros dos carismáticos que comprometem a RCC. São os seus princípios que a condenam.

Pergunto: O que o Senhor sabe sobre os princípios da RCC? Pelo que posso perceber, sua experiência é toda formada através de uma leitura preconceituosa sobre o assunto. Creio que o senhor não esteja habilitado para se pronunciar sobre os princípios da RCC. Creio também que, mesmo que me empenhasse ao máximo para explica-los não o convenceria. O Senhor já desenvolveu um preconceito, e, isto é muito difícil de mudar. É como quando conhecemos uma pessoal que já ouvimos falar mal dela. Sempre teremos reserva, até a conhecermos pessoalmente.

>>Haveria muito mais a dizer citando essa revista herética Só respinguei umas frases absurdas para provar-lhe que a RCC enquanto tal é que está errada. Com o tempo, farei um estudo pormenorizado, se Deus quiser, sobre os absurdos da RCC.

Tenho um conselho a lhe dar. Ao invés de escrever um estudo sobre os absurdos da RCC, escreva outro. Fale sobre a "Ação de Deus através da RCC". Teria bem mais frutos. O Senhor poderia mostrar que mesmo caminhando no "erro" Deus tem derramado sua graça. Digamos que Ele através de sua intervenção tem feito acontecer o seu Plano de Salvação. Está lembrado de Jacó. Esaú era o primogênito contudo Jacó roubou deste a primogenitura. Podemos dizer que Deus conduziu toda esta situação, apesar de Isaac não ter compreendido e ter amaldiçoado Jacó. "Deus escreve certo por linhas tortas..."

>>Se critiquei -- e critico -- a RCC, não é porque ela cresce. É porque tem erros.

>>Não creio -- nem se pode crer -- que um movimento que defende tais erros, como os que citei, possa converter realmente alguém.

Quanto aos erros que o senhor apresenta, sinto-me chamado a meditar sobre dois pensamentos de São Francisco de Sales (Bispo de Doutor da Igreja): "Se eu caísse numa grande falta, não censuraria meu coração com frases como estas: Miserável! Abominável! Morre de vergonha! não ouses levantar os olhos para o céu, traidor, imprudente, desleal! "Não, eu não lhe faria assim, mais procuraria corrigi-lo racionalmente: ora, meu pobre coração... vamos! Caímos? Pois bem, levantemo-nos, deixemos esta miséria, vamos reclamar infinita misericórdia de Deus. Ela nos há de assistir da em diante para que sejamos mais fortes... E assim... empregaria todos os meios não pecar."

Contudo, tenho grande admiração ao senhor e aos seus artigos. Espero ter colaborado um pouco com sua visão a respeito de sua da RCC.

Que Deus lhe conceda unção, sabedoria e acima de tudo perseverança em sua busca pela verdade.

Givanildo

RESPOSTA

Muito prezado Givanido, Salve Maria.

Antes de tudo, quero desejar-lhe um santo Natal.

Quero também agradecer sua admissão leal de que há muitos erros na RCC.

Ora, como se pode supor que o Espírito Santo atue num movimento que contém erros contra a Fé? Um erro contra a Fé impede a ação do Espírito Santo; caso contrário, Ele estaria ajudando a difundir erros, o que vai contra sua ação santificadora.

Você me acusa de "uma certa falta de caridade fraterna", por "dar mais atenção ao que divide".

Essa noção de caridade é completamente errada. A caridade manda corrigir os que erram, e, para isso, deve-se estar atento ao erro que divide.

Se você tivesse razão, Cristo teria tido falta de caridade para com os fariseus, porque deu extrema atenção aos erros que os separavam da fé e da moral judaicas, sem levar em consideração o que de bom eles tinham, e que lhes dava um imenso prestígio entre o povo. Cristo não levou em consideração o que unia os fariseus à verdade revelada no Antigo Testamento, mas acusou tudo o que os separava dessa verdade.

Bom dentista, por exemplo, não é aquele que considera os dentes sadios, e sim o que vai procurar com zelo e cuidado as cáries mais ocultas. Bom médico não é aquele que procura os aspectos positivos de um organismo, mas sim aquele que pesquisa e encontra a doença mais escondida.

Portanto, a caridade manda procurar os erros para corrigi-los. Por isso, a caridade me manda corrigir, agora, sua falsa noção de caridade.

Você me pede que repare que a RCC está sofrendo um processo de "amadurecimento". O que eu acuso é que a RCC tem origem protestante, que ela está envenenada nas suas raízes, e portanto, caso amadureça o fruto envenenado, seu amadurecimento pode enganar mais ainda. O que está envenenado na raiz, normalmente não amadurece: apodrece.

Você me diz que os membros da RCC estão "buscando cada vez mas a unidade com a Santa Mãe Igreja". Portanto, confessa que a RCC não está realmente unida à Igreja. E o que não está unido à Igreja deixa de ser católico

Se os membros da RCC reconhecem que ainda não estão unidos à Igreja, já é um bom passo. Para ficarem unidos à Igreja, eliminem então o que os separa dela.

E uma das coisas que os separa é o espírito protestante do carismatismo, sua pretensa posse de união como Espírito Santo que os dispensaria de estar unidos ao Papa e à Igreja.

Você me diz: "O Senhor poderia mostrar que mesmo caminhando no "erro" Deus tem derramado sua graça".

Como pode Deus atuar e derramar sua graça em quem permanece no erro? Você, por acaso, não sabe que uma doutrina contrária à Fé exclui da Igreja e impede que a pessoa permaneça na graça de Deus?

Toda a sua noção de Fé está errada.

Se a Providência de Deus escreve direito por linhas tortas, isto é, aproveitando até o mal para retirar algum bem, não há ditado que diga que Deus ensina o certo através da heresia, nem que Ele faça o bem através da mentira.

Agradeço-lhe sua palavras elogiosas a meu respeito, mas quisera, antes de tudo, que você admirasse e amasse muito mais a verdade católica. Ela é que é a fonte de todo bem.