Política e Sociedade

Ideais e formas de governo
PERGUNTA
Nome:
João Noronha
Enviada em:
Local:
Lisboa - Portugal
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Advogado

meus caros a paz de jesus esteja convosco:

hoje venho-vosfalr sobre teres temas

1----o comunismo ou socialismo(versão moderna)foram nefastos para a humanidade sem duvida alguma e são intrinsecamente maus tambem.
temos contudo que perçeber como apareceram:
a revolução industrial inlesa escravizou o povo ingles e em seguida outros povos de onde surguiram tres reacçoes
o marxismo
as sociais democracia s de weber
a igreja com a enciclica frerum novarum
ora no contexto do seculo xix isso justificava-se hoje não
o marxismocomo teoria ate tem pontos justos,mas perde-se pela luta violenta ou modernamenrte legal de classes,negação do direito de propriedade e sobretudo o ateismo cientifico.
por outro lado staline perverteu os ideais marxistas fazendo um capitalismo de estado e matando milhoes de pessoas.
outros o seguiram infelizmente tornando o marxismo uma miragem e o comun ismo numa doutrina criminosa

eu não sou marxista v,mas tb não defendo o capitalismo ou neo liberalismo(globalização),que no fundo em permissas modernas e mais justas quer tb atraves do dinheiro prazer drogas consumismo e individualismo fazer o mesmo que o marxismo
reconheçe a propriedade privada,mas da poucos meios para chegar a ela
fala na mesma de liberdade de costumes camuflados sob a capa de cristõas .

o fascismo por sua vez assenta num corporativismo manipulador ,numa repressao ideologica e num culto
da pwersonagem autoritaria do ditador

por isso ,com toda a sua corrupção a democracia e o sistema mais justo apesar de tudo.

isto tudo para dizer que embora não marxista defendo a igualdade de opurtunidades em situaçoes identicas(não quer dizer que nõ possa haver previlegios,mas tem de ser legitimos

assim,que forma politica considera ideal e porque?

2---o aborto sou totalmente contra a legalização do aborto,ate pq os seus defensores ironicamente vão contra a pena de morte,mas defendo a sua descriminalização
e um,a questao moral grave mas nao de indole criminal,quanto muito apenas um ilicito civil.

3---dtrogas e alccool.ser bebado ou txico dependente e pecado mortal,sem duvida
beber ate ficar um pouco alegre nao entendo pq sera?

nas drogas temos que distinguir as duras(gravisssimas )e as leves(apenas incorrecto)
ha muita maneiras ate religiosas de nao usarmos totalmente a razao nao?

4-revolta-me certos brasileiros que dizem que nos somos os colonizadores e que somos como dizem"lerdos#,so se for por termos valores

mais uma vez obrigado pois confio no prof fideli(grande homem)e desculpem se fui ousado

um padre amigo meu disse-me que obedecer a igreja na~ºo e mera subserviencia passiva concorda

ajude-me nestes dilemas
que jesus e maria o cubra de graças e a sua familia
do amigo
joao noronha
RESPOSTA

Muito prezado Dr. João Noronha,
Salve Maria.

    Muito me honram sua carta e suas palavras. Mas digo-lhe que, de grande, só tenho meus pecados, dos quais terei que dar contas a Deus em breve porque já me aproximo do ocaso da vida. Um septuagenário pode ter vida mais ou menos longa ainda. Mas esse mais ou menos longo, em geral... é curto.
    Suas questões de cunho político me fazem recomendar-lhe, antes de tudo, que leia meu trabalho sobre Desigualdade & Igualdade de Direitos - Considerações sobre um MitoNesse trabalho o senhor encontrará a explicação que une protestantismo, democracia liberal socialsimo e comunismo.
    É a mentira da completa igualdade de direitos entre os homens, não distinguindo entre direitos naturais e direitos acidentais que causou o comunismo. E a Democracia liberal é a mãe do socialismo e do comunismo. Os homens não são iguais. São semelhantes. E o que é semelhante não é igual.
    Sem dúvida, a Revolução industrial junto com o capitalismo causaram a revolução marxista. Socialismo e comunismo, para o marxismo, são apenas duas etapas da fatal evolução social. Claro que essa evolução é tão falsa quanto a evolução da lagartixa para  jacaré, ou do macaco para universitário atual.
    Não exisitu nunca a evolução biológica -- um conto da carrochinha para diplomados que não pensam -- e nunca existiu a evolução social fatal para o comunismo. Tinha razão Paulo Claudel ao dizer que Marx escreveu a Bíblia da imbecilidade e do ódio.
    O senhor, Doutor, tem bem razão de repeptir a frase de Pio XI na encíclica Divini Redemptoris: "Intrinsecamente mau é o comunismo". Por isso, o marxismo não pode ter pontos justos. Como o que é intrisecamente mau pode ter pontos justos?
    O marxismo parte de uma mentira fundamental: só existe a matéria. Ora, o que parte de um princípio fundamental falso, só pode  ter conseqüências erradas na teoria, criminosas na prática.
    Stálin colocou em prática o que Lênin já havia pregado e praticado: o genocídio. O comunismo é necessariamente criminoso porque é intrinsecamente mau.
    E repare, meu caro Dr. João, que a União Soviética se intitulava União das Repúblicas SOCIALISTAS Soviéticas. A URSS nunca atingiu a fase comunista. Ficou na fase SOCIALISTA. E bem criminosa.
    A distinção entre marxismo social democrata reformista e marxismo leninista violento é um engodo para enganar democratas liberais.
    Fernando Henrique é socialista -- social democrata. Ele é marxista e sempre aceitou o Comunismo. Ele preparou a cama para o Lula, que é tão comunista quanto os do PSDB. Veja como eles estão todos de acordo.
    O capitalismo é o pai do sistema comunista. O Capitalismo é o liberalismo na economia. Ele é mau enquanto separa a economia da moral e enquanto instala a livre concorrência absoluta, que e a lei do mais forte na economia. E a lei do mais forte é a lei da selva que vai introduzir a violência totalitária. O fascismo e o nazsmo, meu caro Dr. João, sempre foram socialistas. O partido Nazista se intitulava Partido Nacional SOCIALISTA OPERÁRIO alemão. Era o PT da Alemanha.
    E Mussolini sempre foi marxista. Durante mais de dez anos ele foi o redator chefe do principal jornal comunista da Itália, e ainda na derrocada da guerra ele fundou a República Socialista de Saló, no lago de Garda.
    Nunca houve oposição real entre facistas e comunistas, pois ambos são marxistas e socialistas.
    Dizer que a democracia é o regime mais justo me parece que contraria tudo quanto se registrou na História. A Democracia é o governo das maiorias. Ora, as maiorias necessariamnete são dos menos capazes e dos mais corruptos. É de estranhar, então, que corrupção e ignorância tomem o poder nas democracias liberais? Veja o caso do Brasil. Sobre este ponto -- democracia igualitária e corrupção -- peço-lhe que leia o diálogo de Platão "A República".
    O senhor verá que descrição que Platão faz da república em Atenas do seu tempo, é coincidente com a república de nossos dias. E Platão comprova como necessariamente a democracia igualitária gera a tirania, que hoje é marxista (fascista ou comunista), mas sempre socialista tirânica, criminosa e corrupta.

    O aborto é sempre um crime porque mata um ser humano indefeso.
    Pecado mortal é algo grave que, além de contrariar diretamente a lei de Deus, contraria sempre a razão.
    Ora, as drogas e o excesso de álcool fazem perder o uso da razão. Logo, são pecados contra a virtude da temperança e da prudência.
    A primeira graça que Deus concedeu ao Brasil foi ter sido colonizado por Portugal católico. Peço-lhe, Doutor, que sobre este fato, leia meu trabalho Vocação do Brasil, onde mostro que a alma do Brasil é a alma de Potugal e que ambos têm vocação de cruzados missionários.
    Obdecer à Igreja é algo de grande sabedoria. Obediência que os padres trocaram, hoje, pela obediência do Concílio Vaticano II, que ensinou o contrário do que Igreja sempre ensinou e mandou.
    E a solução dos problemas atuais é fazer o mundo a voltar a ser católico. O mal de que sofremos é moral e religioso. Não há forma de governo que cure um mal religioso e moral.
    Um abraço.