Política e Sociedade

Comunismo
PERGUNTA
Nome:
Tamara
Enviada em:
Local:
Piracicaba - SP,
Escolaridade:
Superior em andamento

O que é o comunismo?
RESPOSTA

Prezada Tamara, salve Maria.

Sua pergunta é bem concisa. Mas a resposta a ela demandaria volumes.

Respondo-lhe agora concisamente.

O Comunismo é a doutrina que afirma que a propriedade deve ser COMUM a todos, isto é, que não é legítimo alguém ter propriedade particular. Tudo seria do Estado, quer os bens de uso, quer os bens de produção. Bens de uso são, por exemplo, a casa em que se mora, o automóvel que se usa. Bens de produção seriam uma casa alugada, um automóvel ou uma máquina que se aluga, para auferir lucro.

O Comunismo moderno é proveniente da filosofia materialista de Karl Marx. Ele afirma que só existe a matéria. Nem Deus, nem a alma existiriam. Não haveria céu, nem inferno. A vida seria apenas aqui. Tudo seria feito por interesse material. Inclusive a carta que você me escreveu e esta que estou redigindo.

Todos seriam iguais.

A Igreja condenou o comunismo em inúmeros documentos, como "intrinsecamente mau" (Pio XI , Divini Redemptoris).Por essa razão a Igreja condenou qualquer cooperação com o Partido Comunista.

Alguns pretendem defender o socialismo, como sendo um comunismo de face humana. A Igreja Católica, pela encíclica Quadragesimo Anno, de PIo XI (1931) afirmou que é impossível ser católico e ser socialista ao mesmo tempo, porque estas são posições doutrinárias completamente antagônicas. Catolicismo e socialismo são termos opostos, que mutuamente se excluem.

Evidentemente, esta resposta não esgota o assunto que é bem vasto. Recomendo-lhe que leia as encíclicas Papais que trataram desse tema, desde o século XIX.