Política e Sociedade

CEBs e Teologia da Libertação
PERGUNTA
Nome:
Eber
Enviada em:
Local:
Maceió - AL,
Religião:
Católica
Idade:
54 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Procurador de Estado.

Gostaria de saber se há relação necessária ou contingente entre as CEBS e a denominada teologia da libertação.Uma sobrevive sem a outra?

São da mesma dimensão ontológica? O povo simples que se engaja nas CEBS tem consciência da teologia ali empregada? Qual o posicionamento da montfort sobre a questão?
RESPOSTA
Prezado Sr. Eber

Inicialmente gostaria de agradecer seu interesse pelo nosso Site.

Como deve ser de seu conhecimento as CEB´s (Comunidades Eclesiais de Base) foram idealizadas e desenvolvidas pelos padres ligados a Teologia da Libertação, como meio de conscientização das massas.

Tal conscientização, na realidade, visava conduzir as pessoas ao Marxismo. Foi através das CEB´s que estes mesmos padres promoveram a agitação social, que visava ataques aos governos militares, agitações no campo com o MST e nas cidades com diversos movimentos, entre eles os sem-tetos.

Foi ainda através das CEB´s que o PT foi fundado, e tem neste movimento sua grande força.

Mesmo em nossos dias as CEB´s continuam ligadas a doutrinação marxista. Aqueles que não aderem a esta doutrinação acabam por aderir a Renovação Carismática.

M. Garden