Política e Sociedade

"Católica" comunista
PERGUNTA
Nome:
Priscila
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
20 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Olá, Outro dia estava pesquisando para a faculdade sobre o revolucionário Che Guevara e me deparei com este sítio. Deixe me adiantar sou católica e também sou comunista, vocês tem uma visão errônea do comunismo e do nosso sistema capitalista. O capitalismo sim, faz milhões de pessoas estarem na miséria, a exploração de países subdesenvolvidos como é o caso do Brasil, que é explorado por uma superpotência imperialista que é, os Estados Unidos. Só não venham me dizer que o capitalismo é bom! E Che Guevara continua sendo o maior revolucionário a favor dos pobres, só espero que você tenham como comprovar aquilo que escreveram sobre Guevara.

Eu não agüentei e tive de responder!
RESPOSTA
Prezada Priscila, salve Maria!

Sua carta comprova como se usa o ensino para fazer proselitismo comunista. Você, que é universitária, faz pesquisa sobre Che Guevara e se afirma católica e comunista. Minha cara, você é um caso de anfibismo ideológico curioso. Se você se diz católica, aconselho-a a fazer uma pesquisa sobre as condenações do comunismo pela Igreja Católica. Pio XI condenou até mesmo o socialismo, dizendo que ninguém pode se dizer católico e socialista, ao mesmo tempo. Catolicismo e socialismo são termos inconciliáveis. Isso está na encíclica Quadragesimo Anno. E na encíclica Divini Redemmptoris, Pio XI condenou absolutamente o comunismo.

O que não significa aprovar sem crítica o capitalismo, pai do comunismo.

Caso você tenha interesse em aprender algo, que não lhe ensinam em sua Faculdade, escreva-me. Porque não agüento constatar que exista uma pessoa que se diga católica e comunista. Quero fazê-la inteiramente católica e nada comunista.

E nem capitalista.