Polêmicas

Cisma se explicita agora no episcopado
PERGUNTA
Nome:
Diogo dos Santos Ferreira
Enviada em:
Local:
Brasil
Religião:
Católica

Caro professor,

    Ontem, dia 16 de Maio, a Tv Aparecida exibiu um programa de entrevistas acerca do CELAM em que participaram alguns Bispos, dentre eles Dom Demétrio Valentini, Bispo da Diocese de Jales.
    Por volta das 21 horas e 45 minutos, o eminente Bispo declarou sem rodeios que: "da mesma forma que a Escritura nos diz para obedecermos antes a Deus que aos homens, devemos obedecer antes ao Evangelho libertador que a Igreja".
    Trocando em miúdos, ele sugeriu que estamos numa época em que cabe desobedecer a Igreja afim de melhor aderirmos a um suposto "Evangelho que liberta" (que por óbvio não é o mesmo da Igreja, já que ele os antepõe).
    Continuando o discurso, o Bispo diz que "o Evangelho que liberta nos faz profetas" e que "devemos ser profetas da libertação mesmo que isso não agrade as conveniências e autoridades".
    Foi uma defesa explícita da teologia da libertação e uma recusa, do mesmo modo explícita, da direção papal.
    Além de Boff temos mais um réu confesso... um Bispo.

São Miguel Arcanjo, defende-nos no combate!

Diogo dos Santos Ferreira.
RESPOSTA

Data: 18 Maio 2007

Muito prezado Diogo,
Salve Maria.

     Agradeço o envio desta informação.
     Ela é muito importante pelo tema e pelo momento do Comunicado do Cardeal Castrillón Hoyos ao CELAM.