Polêmicas

Carta a D. Luciano Bergamin, sobre o ´Credo` da ´Celebração dos Excluídos`
PERGUNTA
Nome:
Marcelo Fedeli
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP, Brasil

1 - Carta ao Bispo:

----- Original Message -----
From: Marcelo Fedeli
To: Dom Luciano Bergamin, CRL - Bispo de Nova Iguaçu
Sent: Wednesday, August 22, 2007 9:21 AM
Subject: Questões sobre o "CREDO " da "Celebração dos Excluídos" prevista p/ o dia 7 de setembro

Exmo. Revmo. Mons. Luciano Bergamin, CRL
Digmo. Bispo Nova Iguaçu
Laudetur Jesus Christus!

Pedindo a benção episcopal de V. Excia. Revma. como leigo e simples fiel, tomo a liberdade de lhe apresentar algumas questões relativas ao “Roteiro da Missa do Grito dos Excluídos”, mais especificamente quanto ao “CREDO” daquela liturgia [transcrito abaixo], programada para o próximo dia 7 de setembro e divulgada pelo site da CNBB conforme página do site da CNBB SUL 1
http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=4469

A costumeira e caridosa atenção pastoral de V. Excia., com toda a certeza, contribuirá para o  meu esclarecimento como de muitos fiéis do nosso caro Brasil.

Para facilitar, transcrevo o “CREDO” — elaborado pela ‘equipe’ da Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos  —  que, como o de Nicéa recitado milenarmente em todas as Missas, tem também 12 artigos, conforme segue [negrito meu]:

8. Proclamação de Fé e Esperança

Cremos em Deus, coração materno, criador do Céu e da Terra.
Cremos na força do mutirão e na força profética do povo organizado
Cremos na força dos pequenos que inventam e recriam, pois nosso Deus derruba do trono os poderosos.
Cremos num “trem de esperanças” quando o povo grita nas ruas.
Cremos no grito das mulheres exigindo respeito e dignidade.
Cremos no grito da criança, do adolescentes dos jovens.
Cremos no pão partilhado, nas alternativas de economia popular solidária,
Cremos no povo que resgata suas raízes
Por isso, cremos na mudança que vem dos pequenos e excluídos.
Creio em todos e em todas nós aqui presentes.
Cremos na comunhão fraterna entre Credos e Igrejas, acreditando que o ecumenismo vem na prática.
Cremos que as lutas de nossas comunidades e organizações são sementes do presente para germinar árvores de vida em abundância, e alegria no rosto de nossa gente!”

Questões:

1 – V. Excia. Revma foi consultada quanto à ortodoxia desse ‘CREDO”, dando parecer favorável para substituir o milenar CREDO DE NICÉA, agora excluído da “Missa dos Excluídos?

2 – Esse ‘CREDO”, divulgado pela CNBB SUL 1, é católico?

3 – Pode uma ‘equipe’  de qualquer comunidade ou movimento mudar o CREDO’ ou quaisquer orações da Celebração Litúrgica, como fez a ‘equipe’ da Secretaria Nacional do Grito dos Excluído no referido  "Roteiro de Celebração" ?

4 – É lícito à CNBB divulgar esse “Roteiro de Celebração’ --- elaborado pela “equipe” da Secretaqria Narcional do Grito dos Excluídos --- em nome de todos os Bispos do Brasil ?

5 – Que autoridade têm as “Conferências Episcopais” na hierarquia da Igreja Católica?... Ou --- em termos mais modernamente burocráticos: onde se situam as “Conferências Episcopais” no organograma hierárquico da Igreja Católica?..

Certo da gentil atenção de V. Excia. Revma. peço novamente a sua benção e as suas orações

In corde Iesu semper
Marcelo Fedeli
São Paulo – SP

2 -  Resposta do Revdo. Pe. JOSÉ RONCHI, Assessor de D. Luciano

----- Original Message -----
From: Giuseppe Ronchi
To: marcelo.fedeli@...
Sent: Thursday, August 23, 2007 3:42 PM
Subject: Resposta e-mail.

Prezado Senhor Marcelo Fedeli, Dom Luciano me passou o e-mail que o Senhor lhe enviou sobre a questão do "Credo" elaborado pela "equipe" da S.N. do Grito dos Escluidos". Aqui estou para responder sobre o assunto citado.
    A Igreja reconhece para o uso liturgico escusivamente o credo Apostólico e Niceno-Constantinopolitano, mais explicito e mais detalhado.
    No próprio catecismo da Igreja a partir do n.185 se fala da profissão da fé cristã ou símbolos da fé, que é inicialmente o símbolo batismal (n.189).
 Ao n. 192 se diz: "As profissões de fé têm sido numerosas ao longo dos séculos e em resposta às necessidades das diversas épocas; ops símbolos das diferentes Igrejas apostólicas e antigas, como o símbolo (credo) "Quicumque" dito de Sto Atanásio; as profissões de fé de certos Cocílios (Toledo, Latrão, Lião, Trento) ou de certtos papas como a "Fides Dámasi" ou o "Credo do Povo de Deus" do papa Paulo VI (1968).
    No nosso caso é evidente que não se trata de um símbolo de fé, mas nasce dela a esperança de um mundo melhor, mais justo, costruindo o Reino de Deus.  Saibamos acolher no espirito de caridade esta proclamação mais de esperança. A final o que significa Crer? Se a nossa resposta é sim ne colaboração em costruir o Reinho de Deus, manter viva esssa esperança é que nos anima no testemunho de nossa fé católica como discipulos e discipulas, missionários e missionárias de Jesus Cristo. Saibamos dar o justo peso, certos de que partecipando desse clamor é mais um gesto de solidadriedade e de comprienção da realidade sofredora que muitos nossos irmãos e irmãs vivem cada dia.  E como povo de Deus., como foi pelo povo de Israel no Egíto, clamar por Ele. As respostas as outras perguntas estão incluidas nesse espirito e não no seu valor hierarquico e confessional.
                                             Saudações em Cristo             Pe José Ronchi, Assessor

3 - Questionamento ao Revdo. PE. RONCHI

From: marcelo.fedeli@...
To: ron-giu@...
Subject: Re: Resposta e-mail.
Date: Fri, 24 Aug 2007 08:53:51 -0300
Revdo. Pe. Ronchi
Laudetir Jesus Christus!

Por gentileza, o sr. poderia me informar o nome da sua Diocese?

Obrigado

MArcelo

4 - Resposta do Revdo PE. RONCHI

----- Original Message -----
From: Giuseppe Ronchi
To: Marcelo Fedeli
Sent: Friday, August 24, 2007 7:21 PM
Subject: RE: Resposta e-mail.

Caro Senhor Marcelo, fico surpreso ao ler sua resposta. Como é que o Senhor envia uma correspondência para um Bispo em data 22 de agostro e não sabe  a quem se refere a minha resposta.`´E muito estranho isso.... Veja noa sua correspondência para quem o Senhor envio ao e-mail.   Como professor de Latim, me desculpe, a sua affirmação de saudação está errada  "Laudetir  ?"   Um abraço.  Pe José

5 - Resposta ao Revdo. Pe. RONCHI

Revdo. Pe. Giuseppe Ronchi
Assessor de Dom Luciano Bergamin
Bispo de Nova Iguaçu
LaudetUr Jesus Christus!

Agradeço a sua caridosa advertência e correção, tanto à minha falta de perspicácia nos labirintos do OUTLOOK para saber a quem enviara um e-mail, como ao erro que cometi ao escrever LAUDITUR --- com "I’ ao invés de ‘U’ como, talvez por acaso, escrevera no 1º e-mail enviado a D. Luciano.

Quanto à questão do endereçamento do e-mail, Revdo. Pe Ronchi, eu achava mais prático e simples responder e-mails no próprio e-mail recebido, pois, dessa forma, além de facilitar a todos, mantêm-se a continuidade do tema tratado. Assim, acabei não guardando devidamente os e-mails que enviara...Perdão!.. Confiteor!...Errei!... Perdão!.. por este erro de lesa OUTLOOK!.. ...

Contudo, caro Pe. Ronchi, como dizia uma velha vizinha, há males que vêm para bem!   E assim, graças a estes meus erros, acabei recebendo a sua caridosa advertência, e com ela pude descobrir a diocese dirigida por D. Luciano, bem como por ela soube que o sr., além de ser seu porta-voz, é também rígido e zeloso professor de Latim. Tão rígido e tão zeloso que absolutamente não suporta erros, e logo corrige a menor falha cometida naquela lindíssima e precisa língua, em que tanto as palavras como as expressões têm um sentido claro e unívoco, própria para manter inalteradas as verdades eternas da Santa Romana Igreja, da qual o sr. tem a graça de ser um sacerdote e, como tal, especial dever de defender e ensinar, e eu, graças a Deus, de simples fiel: perguntar e apreender!....

E assim, o seu intransigente e penetrante olhar latino, direto e livre de qualquer entrave, logo detetou meu erro: a troca do volumoso e correto ‘U’ , pelo magro e errado ‘I’, fininho como....um cisco!

E digo que o agradeço pois, tais correções, além de revelarem a sua profunda preocupação em defender a VERDADE apontando o ERRO --- coisa rara nestes tempos pósconciliares — realçam duas obras de misericórdia, infelizmente também muito esquecidas nas últimas décadas, mas que o sr., graças a Deus, pratica,   e de tal modo que imediatmente as aplicou a mim: corrigir os que erram e ensinar os ignorantes!...

Que bom e que graça ser caridosamente corrigido por um sacerdote. Especialmente nestes nossos tempos em que, infelizmente, muitos se calam diante de graves erros doutrinários, ou chegam a distorcê-los para, num contorcionismo de slogans, defendê-los, e aceitar tudo o que é contrário à doutrina de sempre da Igreja, em nome, da fraternidade, da solidariedade para a construção de um utópico reino de amor, numa sociedade que age como se DEUS e a VERDADE não exitissem, como recentemente advertiu o Santo Padre Bento XVI!... Que Deus o abençoe por isto, Revdo. Pe. Ronchi!

Porém, Revdo. Pe. Ronchi, desculpe-me, mas parece que o sr., não demonstra a mesma intransigente e latínica rigidez diante do texto do “CREDO DA MISSA DOS EXCLUÍDOS”, e também não aplica aos seus fautores aquelas obras de misericórdia a mim tão justamente aplicadas. E digo isto, com todo o respeito, pois, primeiramente, não compreendo como o sr., zeloso e arguto professor de Latim, traduz ‘CREDO’’ por ‘SPERO” e, assim transforma e reduz aquela seqüência de 12 CREDIMUS” --- típica de “Profissão de Fé’, como o sr. sabe muito bem --- numa vaga “manifestação de esperança’’! ...É muito estranho isso!...

Além disto, o sr. também não aplica aos redatores daquele texto a outra obra de misericórdia a mim bem aplicada: ensinar a VERDADE aos ignorantes, pois, Revdo. Pe. Ronchi, eles, por exemplo, afirmam --- dentre outras estranhas crenças:

Cremos na comunhão fraterna entre Credos e Igrejas, acreditando que o ecumenismo vem na prática”.

 O sr. acaso, acredita --- ou espera’ --- isso?...

O sr. não acha estranho afirmar: ‘CREMOS [ou...ainda que seja, “esperamos”] em vagos “CREDOS E IGREJAS?... A que nebulosos e estranhos “CREDOS e IGREJAS“ eles se referem e proclamam acreditar?... É muito estranho isso!...

Mais uma vez, Revdo. Pe. Ronchi, agradeço a sua caridosa obra de misericórdia em corrigir meu gravíssimo erro de Latim e de ter me ensinado a encontrar um endereço através do Out Look.

Que Deus lhe pague!

Aproveito para pedir também a sua benção e as suas orações.

In corde Iesu semper
Marcelo Fedeli

PSEn passant... Embora não seja professor de Português e nem de Latim, mas, com sua permissão --- me desculpe Revdo. Pe. Ronchi --- as palavras “EXCLUÍDO” e “EXCLUSIVAMENTE” vêm do LATIM,   de “EXCLUDERE”, com ‘X’ e não com ‘S’, como o sr. --- evidentemente por LAPSO --- escreveu no seu primeiro e-mail.

Ainda nessa linha de lapsos de digitação e nãode erro como o meu --- com sua permissão, o sr. também digitou erradamente a palavra “comprienção” ...

Haveria muitos outros lapsos de digitação a indicar em seus e-mails, como, aliás, em todos os e-mails e textos de quantos usam o teclado. Isto é uma coisa normalíssima e que ocorre com todos. Exceto claro, comigo!

Mas, Revdo. Pe. Ronchi, como sabemos, isto não tem importância alguma. O importante é a doutrina da Santa Igreja, tão claramente resumida no CREDO de FÉ de Nicea, que devemos defender e propagar todos os seus 12 artigos, incluindo o CRER na UNAM, SANCTAM, CATHOLICAM ET APOSTOLICAM ECCLESIAM!..

Não é verdade?... Revdo Pe. Ronchi.

Um abraço