Polêmicas

Defesa ´neutra` do Pe. Leo e Canção Nova
PERGUNTA
Nome:
Lilia Giselli Costa
Enviada em:
Local:
Itajubá - MG, Brasil
Religião:
Católica

Quero fazer um comentario...
Sou católica, vivo minha fé, procuro praticar em minha vida a vontade de Deus conforme o Seu evangelho...
Concordo que a midia tem banalizado mto a pessoa de Jesus Cristo, e que quando os padres ou qualquer outro leigo que se xponha a esse meio é simplesmente posto ao fogo...infelismente...o lado humano grita mais alto e a vontade de ser popular fica maior...
Gostei mto deste site, tem mto conteudo....porem como ajudar ou acessar frequentemente sites que se dizem catolicos mas que em qualquer deslise de alguns colocam cartas expondo de maneira perversa como vcs fizeram com o Pe Leo e com a Comunidade Cançcao Nova....
Catolico que é catolico tem o primeiro principio de Jesus: o RESPEITO, respeito pelas diversas formas de ser Igreja, que a propria Igreja propoe: RCC, pastorais, comunidades...etc...a Igreja é mto rica e disponibiliza varios meios para a evangelização.
è mto triste ver pessoas que se dizem Igreja mas que nao perdem oportunidades de manifestar seu gosto proprio...é preciso amar o proximo como a Deus!
Se vcs nao concordam, ou pensam de forma diferente para evangelizar...sejam pelo menos neutros quando algum leitor critica algo da Igreja...tentem amenizar...
O que mais Deus quer é a unidade da Igreja...

(escrevo isso pra vcs pq acabei de ler criticas sobre a entrevista do Pe Leo no programa do Jô, nao sei o qe é pior o que ele fez ou a critica de vcs...cuidado!!!Pessoas que nao entendem nada da Igreja tem isso como exemplo para nos criticarem....)
Gostaria de receber resposta..., pois com certeza minha carta nao vai se publicada como o questionamento que li)
Obrigada...rezo apartir de hj por vcs...

Sejamos mais fraternos...para alcançarmos a santidade!!!
RESPOSTA

Data: 23 Maio 2007

Muito "neutra" demais Lilia,
Salve Maria.

     Agradeço-lhe suas orações por nós.
     Permita-me notar que você se mostra contraditória. De um lado, afirma que gosta do site Montfort. De outro, afirma que ele perverte.
     Perverter almas é o contrário de converter. Perverter textos alheios é torcer de tal modo o que outros disseram ou escreveram que faz entender o oposto do que os textos ou palavras disseram. Perverter atitudes alheias é desfigurar de tal modo o que outros fizeram que dá a esses atos um sentido oposto do que tiveram. De qualquer modo, perverter é pecar.
     Não pervertemos o que Padre Leo disse ou o que a Canção Nova ensina. Contamos e criticamos coisas realmente feitas.
     Respeitar os outros não significa ser cúmplice de seus erros ou de seus atos públicos maus. Nosso Senhor, quando chamava os fariseus de hipócritas ou de raças de víboras e filhos do demônio estava acusando-os de seus erros doutrinários e morais para que não enganassem o povo. Por acaso você acusaria Nosso Senhor de faltar com o respeito devido a outros?
     Santa Catarina de Siena acusava violentamente os cardeais de sue tempo que viviam amasiados e eram traidores da Igreja, e lhes dizia que não lhes tinha mais respeito porque já não o mereciam. Isso está nas cartas dela.a esses maus Cardeais.
     E nunca somos Igreja. Condenamos essa expressão. Dizemos que somos filhos da Igreja Católica, membros indignos dela e não que somos A Igreja.
     E não manifestamos nosso gosto próprio. Defendemos a Verdade.
     Amar o próximo exige corrigir seus erros. Essa é uma obra de misericórdia espiritual. Por acaso você não nos escreveu querendo corrigir os erros que supôs existirem em nós? E dizer que pervertemos é respeitar-nos?
     E você nos recomenda ser neutros, pois nos diz:

"sejam pelo menos neutros quando algum leitor critica algo da Igreja".

     Você nos recomenda ser como Pilatos. Isso nunca.
     Você quer que sejamos neutros quando alguém ataca a Igreja e protesta quando se critica padre Leo ou a Canção Nova. Mas, então, para você, Padre Leo ou a Canção Nova são mais importantes do que a Igreja.
     Isso é um absurdo.
     Você não é neutraface à Canção Nova. É neutra e recomenda que sejamos neutros quando atacam a Igreja. Isso seria traição.
     A fraternidade exige caridade. E a caridade manda ensinar os ignorantes e corrigir os que erram
     E saiba que a unidade só existe com a Verdade. É impossível unidade sem a verdade.
     Seja menos sentimental e menos neutra diante do mal.
     Rezarei para que Deus lhe conceda a extirpação de todo sentimentalismo - que só leva à contradição – e que você tenha verdadeira Fé que exige a aceitação da verdade íntegra sem contradições.
     E que Deus lhe conceda a coragem de não ser neutra quando se ofende a Santa Igreja, nossa Mãe.