Polêmicas

Bispo Comunista
PERGUNTA
Nome:
Luiz
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
19 anos
Escolaridade:
Superior incompleto
Profissão:
Estudante

Vejam, na resposta que voces deram para a Roberta sobre Che Guevara vocês deixaram bem claro a sua posição:"Todo católico tem por obrigação ser contra o socialismo". Então como vocês explicariam um bispo fazer uma homenagem a Che Guevara(um "terrorista" como vocês pregam)?Eu tenho em mâos um poema no qual Dom Pedro Casaldáliga faz uma homenagem ao Che. Eis o poema:
CHE GUEVARA

Dom Pedro Casaldáliga

E, por fim, me chamou também tua morte
desde a seca luz de Vallegrande.
Eu, Che prossigo crendo
na violência do amor: tu próprio
dizias que "e preciso endurecer-se
sem perder nunca a ternura".

Mas tu me chamaste. Também tu.
(Os temas compartilhados, dolorosos.
Os múltiplos olhares moribundos.
A inerte compaixão exasperante.
As sábias soluções à distância...
América. Os pobres. Esse Terceiro Mundo,
quando não há mais que um mundo,
de Deus e dos homens!)

Escuto, no transístor, como te canta a juventude rebelde,
enquanto o araguaia pulsa aos meus pés, como uma artéria viva,
transito pela lua quase cheia.
Apaga-se toda luz. É só noite.
Rodeiam-me os amigos distantes vindouros.
("Pelo menos tua ausência é bem real”, geme outra canção...oh! a presença em quem espero apaixonadamente!... A estas horas tu sabes bastante de encontros e respostas).

Descansa em paz. E aguarda, já seguro,
Com o peito curado
Da asma do cansaço;
Limpo de ódio o olhar agonizante;
Sem mais armas, amigo,
que a espada despida de tua morte.
(morrer sempre é vencer desde que um dia
Alguém morreu por todos, como todos,
Matado, como muitos...)

Nem os “bons”-de um lado-,
Nem os “maus”- do outro-,
Entenderão meu canto.
Dirão que sou apenas um poeta.
Pensarão que a moda me ganhou.
Recordarão que sou apenas um padre “novo”.
Nada disso me importa!
Somos amigos
E falo contigo agora
Através da morte que nos une;
Estendendo-te um ramo de esperança,
Todo um bosque florido
De ibero-americanos jacarandás perenes,
Querido CHE GUEVARA!!

Agora eu vos pergunto: se todo católico tem por obrigação ser contra o comunismo, Dom Pedro Casaldáliga Bispo de São Felix do Araguaia entre outros não são verdadeiros CATÓLICOS?????
Eu agradeceria e admiraria se vocês respondessem e publicassem a minha pergunta....
RESPOSTA

Muito prezado Luiz Fernando,
Salve Maria!

    Pio XI condenou o comunismo na encíclica Divini Redemptoris como sendo "intrinsecamente mau". Pio XI, na Quadragésimo Ano, declarou que ninguém pode ser verdadeiro católico e verdadeiro socialista, e que catolicismo e socialismo são termos contraditórios. O Papa Pio XII condenou qualquer cooperação como os comunistas. Ora, Chê Guevara foi comunista e terrorista.
    Dom Pedro Casaldáliga defende e admira Chê Guevara.
    Logo, a resposta à sua pergunta é bem fácil: Dom Pedro Casaldáliga, sendo comunista, não é católico.
    E passe bem.