Polêmicas

Lula X Dom Scheid X Dom Hummes
PERGUNTA
Nome:
Fátima
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
38 anos
Escolaridade:
Pós-graduação concluída
Profissão:
Professora Universitária

Sei que não publicarão nem responderão esta carta. Não me importo, pois só quero expressar o direito de divergir das palavras "bobocas" de Dom Eusébio Scheid que diz "Lula não é católico, é caótico".

Não sou petista, nem de esquerda. Não precisa ser desse partido para perceber que Dom Eusébio discorda do Presidente por que ele faz oposição àqueles que apóiam Dom Cláudio Hummes - um "pretenso" grupo "mais radical" dentro da Igreja Católica. Afinal, o mesmo já foi preso político, apóia a Reforma Agrária, dizem até que é "simpático" ao MST e também a Teologia da Libertação. Bom se fosse verdade, pois não acredito que o seja.

Minha nossa, há tempos não se via alguém tão hipócrita na Igreja Católica, Dom Eusébio certamente apóia à TFP, pois está bem de acordo com a linha rançosa que ele defende com unhas e dentes, como um corvo agarrado à carniça.

Não apoiar Dom Cláudio Hummes e criticar o Presidente Lula, que por sua vez o defende, significa a mais declarada disputa política entre a linha dura da Igreja Católica e a linha flexível - esta última percebeu que precisa se atualizar para não perder os fiéis e a própria estrutura católica ou "caótica", diga-se de passagem.

Que vergonha! Sinto vergonha de ser brasileira nesse momento e ver como é podre e viciada toda essa mentira político-religiosa!

Fátima Pinheiros
Dra. em Educação
São Paulo - SP
RESPOSTA

Muito prezada Professora Doutora Fátima,
Salve Maria!

    A senhora se enganou redondamente.
    Estou respondendo sua carta, e vamos publicá-la, sim, senhora.
    Ela nos dá a oportunidade de comentar o caso que a senhora coloca em pauta.
    O mais lamentável no episódio Lula  X  Dom Scheid  X  Dom Hummes foi a pouca elevação dos termos empregados.
    Por mais que se discorde de um governante, a autoridade de seu cargo merece sempre ser respeitada, ainda que quem a exerça, por vezes, não se porte à altura da dignidade de seu cargo. Afinal, todo poder vem de Deus, e deve sempre ser respeitado.
    Também Dom Scheid e Dom Hummes tem um poder eclesiástico de origem divina. E é uma pena que Dom Scheid tenha usado um termo desrespeitoso à autoridade presidencial.
    Mas ele disse também uma verdade: o Presidente Lula não é católico, pois não professa a doutrina católica, que condena o socialismo, o aborto, e o uso de células embrionárias que ele aprovou ou propôs. E aprovar tais coisas acarreta a excomunhão latae sententiae.
    Também Dom Hummes, infelizmente, não esteve à altura de seu cargo nessa questão, pois saiu publicamente em defesa daquele que, muito indiscreta e inconvenientemente, acabara de propor sua candidatura ao papado. E Dom Hummes deu ao Presidente Lula um diploma de catolicidade indevido, injusto, e que não corresponde à verdade:ninguém pode ser "católico a seu modo". Isso não existe e nem é possível.
    E o Cardeal Dom Eugênio Salles teve que colocar os pontos nos "is" ao declarar sobre Lula, contrariando Dom Hummes: "Ele [Lula] não é um cristão-modelo". E sobre a auto proclamação de não ser um homem sem pecado, Dom Eugênio disse simplesmente: "Isso não é verdade".
    Minha senhora, só a Virgem Maria, Mãe de Deus, e seu Filho, Cristo Jesus, nunca pecaram.
    Quanto à estrutura da Igreja, devo dizer-lhe que a senhora está bem equivocada: ela não é caótica, não. Sua estrutura é divina pois foi instituída por Cristo-Deus.
    E não sendo a senhora petista, nem de esquerda, é estranho o tom irritado de sua missiva.
    Acalme-se, senhora doutora.
    Não vá a senhora se deixar contaminar pela ciumeira cardinalícia-presidencial.
    Passe bem