Polêmicas

Por quê eu devo ser católico?
PERGUNTA
Nome:
Thiago Vicente
Enviada em:
Local:
Florianópolis - SC, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
25 anos
Escolaridade:
Superior incompleto

Prezado senhor Orlando Fedeli, em nenhum momento me atreverei a discutir  com   o senhor sobre o que realmente está ou não escrito na bíblia. Eu tenho   algumas dúvidas, como eu sei que o Sr com certeza também tem (normal para   pessoas que estão sempre estudando). Minhas dúvidas estão ligadas a igreja   católica. Com certeza o Sr ja deve ter sido indagado sobre essas coisas,   peço desculpas, mas vou importuna-lo novamente. Primeiro, os seguidores de   Cristo e o próprio Cristo são condenados. Após um tempo,se não me  engano(com   certeza o Sr sabe isso melhor que eu), a igreja máxima romana torna-se   igreja católica ou a igreja maxima absorve a igreja catolica,(ou seja, se   não pode vencelos juntese a eles. No meu ponto de vista é claro). A partir   daí, todos os que não fossem católicos, seriam hereges. Nesse tempo  houveram   muitas mortes em nome de Cristo, a igreja católica manchou em incontáveis   vezes as suas mãos de sangue, como tambem teve muitos devotos mortos nas   cruzadas (tentativa frus   trada de reconquistar as terras sagradas. E aqui entre nós,terras a quais   não tinham direito). E assim, mesmo com alguns contra-tempos foram   conquistando terras e poder (poder enorme diga-se de passagem), e isso  seria   errado negar.

  O tempo foi passando, chegou a idade média, e com ela a "Santa"
Inquisição   chegou ao seu apogeu, milhares de pessoas entraram nas fogueiras, nas   forcas, nos machados e nas espadas, tudo com o subterfugio de serem  bruxas,   hereges etc... (isso também não seria legal negar). Nessas poucas linhas  de   comentário, ja se passaram mais de mil anos, e a igreja católica ganhando   força, e a cada dia elevando a sua fortuna as custas disso. (Sem contar   indulgências, dízimos e outros como o Sr sabe com certeza). Hoje, eu vejo   que a igreja tem uma cara diferente (falando a grosso modo), está sempre   participando e promovendo movimentos filantrópicos de diversas formas.

Tem   ajudado muitas pessoas, pregando humanidade, amor, respeito...(ou seja, o   que diz os dez mandamentos). Apesar de nem todos os padres ou bispos serem   fiéis seguidores desses mandamentos, como se sabe. Mas como a eterna   contradição humana está sempre entre nós, e como se sabe padres e bispos   também são humanos,prosseguimos.

  Á igreja ajuda de certa forma, iclusive, integrantes do movimento sem   terra, (apesar de a igreja católica ser uma das maiores latufundiárias que   existe nesse país. Isso eu sei que o Sr vai negar). Sem querer fugir muito   do foco, vou contar um pouco de minha relação com a igreja católica. Fui   batizado na igreja católica quando bebê, fiz a 1° eucaristia,confirmação  do   batismo e crisma. Minha avó sempre esteve ligada a igreja, e e m todos os   movimentos que ela podia (quase todos) eu estava junto. Só que com o  tempo,   fui buscando informações, na própria história. Minha fé em igreja, de modo   geral não é a mesma de antigamente. Confesso que leio bastante a bíblia,   apesar de não ter a capacidade de compreensão dela como o Sr tem. Minha   principal pergunta é a seguinte: Por quê o Sr acha que eu deveria  acreditar   na igreja católica ? ou melhor, por quê eu devo ser católico ?
RESPOSTA
Muito prezado Thiago, salve Maria!

     Devo dizer-lhe, meu caro consulente, que, graças a Deus, não tenho nenhuma dúvida sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, que é a única verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. E quanto mais estudo, mais tenho certeza disso.
     A Igreja Católica sempre foi a única e nunca ocorreu o que você diz  dela ter absorvido outras.
     Hereges sempre foram aqueles que pregaram contra a Fé ou contra a moral ensinada por Jesus Cristo.
     Já no Apocalipse, escrito no ano 70, se fala contra os Nicolaitas, contra os quais diz Jesus que abomina as suas ações, e louva os primeiros cristãos por abominarem o nicolaísmo (Apoc. II,6).
     E em São Paulo se lê que ele manda fechar a boca de certos hereges (Epist. a Tito,I, 10). Na I carta a Timóteo São Paulo ataca os que propagam a mentira (I Tim. IV, 1-3). E São Paulo acusa que alguns naufragaram na Fé e diz

"Desse número são Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a satanás para que aprendam a não blasfemar" (I Tim. I, 20).

     Também é falso o que você diz da Igreja Católica ter manchado suas mãos em sangue.
     As cruzadas foram guerras santas como as de Davi e dos Macabeus, que Deus louvou e abençoou.
     É falso também o que você diz da Inquisição, que não matou milhares de  pessoas na fogueira coisa nenhuma. Em Toulouse, foco da heresia cátara, em 100 anos foram condenados à morte 42 hereges só. Em cem anos.
     Você anda lendo gibis e lorotas, e não livros sérios de História.
     E sobre as indulgências, meu caro, você nem sabe o que elas são.
     Aconselho-o a que leia as cartas em que já tratei disso.
     Você se diz católico, mas não é. Você é protestante.
     Você não deveria ler a Bíblia sem ter alguém que o oriente. Ela lhe faz mais mal do que se você lesse um livro de cirurgia e quisesse operar alguém.
     Trate de ler um bom catecismo e de rezar a Nossa Senhora para  convertê-lo, porque há um só Deus, como há uma só Igreja verdadeira, e essa é a Católica Apostólica Romana, fora da qual você não terá salvação.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.