Polêmicas

Anna Khatarina Emmerich
PERGUNTA
Nome:
Silvani
Enviada em:
Local:
Florianópolis - SC,
Religião:
Católica
Idade:
38 anos
Escolaridade:
Superior concluído

No endereço http://www.deuspai.com.br/exorcismos/cap5.htm o Belzebu cita Anna Khatarina Emmerich como santa e não corresponde em nada sobre o trabalho entitulado Elementos esotéricos e cabalísticos nas visões de Anna Katharina Emmerick deste site.

Em Jesus e Maria,

Silvani

Fpolis/SC

RESPOSTA

Muito prezada Dona Silvani, Salve Maria!

As visões de Anna Katharina Emmerick foram escritas por um autor chamado Clemens Maria Brentano, que foi um poeta alemão muito importante, de vida escandalosa e de idéias cabalistas e gnósticas. Essa freira, ela também, já defendia idéias muito ruins e erradas, ainda antes de conhecer Brentano.

Por exemplo, ela defendia o magnetismo animal --embora por vezes o criticasse -- e permitia que a "magnetizassem". Para isso, o Padre que a dirigia se deitava sobre ela, com os braços abertos, e, estando boca a boca com ela, lhe soprava na boca, o que ele e ela chamavam de "sopro de vida". Outro método consistia em hipnotizá-la e deixá-la em transe, e então, ela chupava o dedo indicador do Padre (Perdoe-me, a senhora, contar esses fatos indecentes, mas que é preciso que se conheçam, para se ajuizar corretamente essa pseudovidente).

Ela defendia ainda a existência de estrelas malignas, que influenciariam os homens, a igualdade das graças, a inexistência do fogo no Purgatório, e criticava o modo como Deus estabeleceu a procriação humana. Dizia que chorava ao ver uma jovem vestida de noiva...

Como era muito doente, ela, para se curar, se amamentava diretamente no seio de uma moça, isso quando era freira e bastante adulta...

O pior é que em suas "visões", está escrito que Adão era andrógino, e que Jesus Cristo não foi gerado por Maria Virgem, mas que seu Corpo teria sido formado por uma matéria emanada do próprio Deus. Por tudo isso, o Santo Ofício vetara o processo de beatificação dela.

Agora se anuncia que ela será beatificada, porque no atual processo de beatificação se eliminou o exame dos escritos dos candidatos à beatificação, como também os depoimentos de testemunhos adversos e até mesmo o advogado do diabo.O que me deixa perplexo, pois assim se elimina o contraditório que é necessário a todo julgamento.

A História e os documentos provam que as idéias dela, e as que estão em suas "visões" não são católicas.

Será um problema grave para os teólogos e historiadores explicarem, no futuro, como ela pode ser beatificada.

E sobre esse problema, eu que não sou teólogo, não me pronuncio, e não tenho resposta, nem solução.

Talvez a solução esteja no fato de que a beatificação não engaja a infalibilidade papal. Deus e o futuro mostrarão a verdade.

Mas que as "visões" dela são heréticas, isso elas são mesmo.

E foi o que provei, como historiador, em minha tese de Doutoramento, tese que está inteiramente de acordo com as decisões anteriores do Santo Ofício.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.