Polêmicas

Católica praticante fica perplexa com nossa certeza nas doutrinas da Igreja
PERGUNTA
Nome:
Silvia
Enviada em:
Religião:
Católica
Idade:
40 anos

Boa tarde Sr.Orlando Fedeli,
Foi com muita surpresa que ontem caiu as minhas mãos este site, e por ser uma católica praticante e totalmente consciente do meu papel na Igreja que rapidamente acessei este site da Associaçao.
Qual não foi a minha surpresa, ao me deparar com tamanho disparate que li em seu "tão conceituado e tão acessado site".
Não tenho idéia afinal de contas qual é a sua responsabilidade dentro deste site. O Sr é professor de quê? religião. acho que não.É um padre? Também acho que não. Não entendi bem a sua função?
O que pude perceber é a sua certeza inabalável com relação as doutrinas da Igreja. Me senti estranha, perplexa,confusa,pasma eu diria...Parece que tudo que fazemos está errado e só o Sr detém a verdade sobre tudo aliás. Sempre certo, correto e incontestável.
O nosso Deus na pessoa de Jesus o nosso Salvador, não é autoritário assim,inflexível e ditador. Ele nem sequer dita regras, Ele só pede o amor e a humildade a compreenssão e todos aqueles sentimentos que devem fazer parte da vida de uma pessoa temente a Ele.
Fico aqui rezando pelo sr. Pedindo a Deus que lhe de o dom da humildade e que Maria( aquele exemplo de serviço e despreendimento)lhe abençoe sempre!!! Um abraço
RESPOSTA

Muito prezada Dona Silvia,
salve Maria !

Deixe-me agradecer-lhe, antes de tudo, suas orações, pedindo a Deus que me dê mais humildade. A virtude nunca é demais, e, entre as virtudes morais, mais que qualquer outra, a humildade nos é necessária, tendo em vista que o orgulho é nosso vício mais comum. E, quando digo "nosso vício", refiro-me genericamente ao gênero humano, e não à senhora, em cuja carta essa virtude transparece muito facilmente.

E mais ainda devo lhe agradecer seu santo desejo de que Nossa Senhora me abençoe sempre. Essa bênção de Nossa Senhora nos é imprescíndível, já que Ela é a Medianeira de todas as graças. Deus lhe pague.

A senhora me pergunta de que sou professor.

Sou professor de História, mas durante toda minha vida de professor -- durante 50 anos já -- dei também aulas de religião, nos colégios em que ensinei, e em minha casa. A senhora sabe muito bem que é dever de estado de todo professor católico ensinar religião, sempre que puder.

Com a internet essa possibilidade -- e esse dever -- de dar aulas ganharam uma facilidade e uma amplitude bem maiores, de modo que organizei o site Montfort, pelo qual sou responsável.

A senhora me diz:

"O que pude perceber é a sua certeza inabalável com relação as doutrinas daIgreja. Me senti estranha, perplexa,confusa,pasma eu diria...".

É a primeira vez que uma pessoa católica me diz que ficou pasma por constatar minha certeza inabalável na doutrina da Igreja.

Que quereria a senhora, que eu ensinasse doutrina católica sem ter certeza de sua veracidade?

Isso, sim, é que seria de pasmar.

Tenho outra certeza inabalável: é que, graças a Deus, há milhões de católicos, no mundo todo, que têm a mesma fé que eu. Aliás, o número enorme de pessoas que me escrevem, elogiando o site Montfort, demonstra que sei muito bem, que não sou o único que tem a verdade católica.

E se eu fosse mal educado lhe perguntaria: de onde a senhora tirou então esse "disparate" ?
Não lhe direi essa palavra, preferindo atribuir-lhe a palavra que se lhe escapou num excesso de ...pasmo ou de confusão.

Nada mais natural, hoje, uma pessoa católica estar confusa: a senhora tem visto como se desobedece ao Papa ...

Por exemplo, quem obedeceu ou acatou a ordem do papa de restabelecer os confessionários nas igrejas? Quem acatou e obedeceu aos últimos decretos do Papa coibindo os abusos na Missa ?

Praticamente ninguém.

Realmente, há muita confusão, hoje, na Igreja.

Explica-se então que uma paroquiana normal, como a senhora, se sinta confusa. Afinal, a senhora tem razão em ter notado como a linguagem do site Montfort encontra mais eco que os sermões de tantos sacerdotes que -- infelizmente -- falam de politica, reforma agrária, economia, piadinhas, ou futebol, em vez de ensinar as verdades da Fé.

A senhora já leu o último livro "evangélico" e "teológico" do Cardeal Paulo Evaristo Arns: "Corintiano, graças a Deus" ?

Tenha a senhora a certeza "inabalável" de que não me considero sempre certo e incontestável. Na Montfort, uma aluna muito estimada, com exatidão, me intitulou de o "inacertante", tanto erro em minhas previsões.

Todo homem erra. Até o Papa pode errar, quando não exerce o seu magistério usando a infalibilidade em seu Magistério Ordinário.

Eu erro, tu erras, ele erra, etc. Esse é o verbo dos mais exatos e verificáveis, não é, minha cara senhora?

E já que disse tu erras, permita-me apontar um erro em sua missiva tão caridosa (Será que apontar um erro em sua missiva não é mais uma prova de meu orgulho incontenível e um novo disparate meu ?).

A senhora me escreveu:

"O nosso Deus na pessoa de Jesus o nosso Salvador, não é autoritário assim, inflexível e ditador. Ele nem sequer dita regras, Ele só pede o amor e a humildade a compreenssão e todos aqueles sentimentos que devem fazer parte da vida de uma pessoa temente a Ele".

A senhora me permite lembrar-lhe que Nosso Senhor nos disse que nem um só jota será tirado da lei, e que Ele não veio abolir a lei mas cumpri-la ?

Seria atrevimento meu perguntar-lhe onde, no Evangelho, Nosso Senhor Jesus Cristo nos disse que devemos ter os tais sentimentos a que a senhora alude?

Ele nos ordenou obedecer a lei de Deus e nunca falou em sentimentos.

E já que a senhora afirma que devemos ter compreensão, atrevo-me a rogar-lhe que tenha compreensão para um pedido meu: será que a senhora poderia me dizer que disparate eu cometi ? Pois é bem possível que eu tenha escrito um disparate, e se a senhora tivesse a caridade de mo indicar, eu gostaria de corrigi-lo.