O Papa

Nomes dos papas
PERGUNTA
Nome:
Claudia
Enviada em:
Local:
Recife - PE,
Idade:
33 anos
Escolaridade:
Superior concluído

Saudações!

Gostaria de saber a razão pela qual os papas, tão logo são escolhidos, adotam nomes diferentes dos seus acrescentado-lhes uma ordem numérica? Grata pela atenção.

RESPOSTA
Prezada Cláudia, salve Maria!

Há três razões principais para que os Papas adotem um novo nome, ao serem eleitos e começarem a reinar.

1) O Sumo Pontificado tem tal honra, por ser o Papa Vigário de Cristo, que, por assim dizer, eles começam uma nova vida, ao assumirem o pontificado supremo. Tudo o que a pessoa eleita viveu, é como se não tivesse valor, começando nova existência a serviço da Igreja.

2) O Papa toma um novo nome, para que o santo cujo nome ele adota o proteja, e lhe sirva de modelo no Pontificado. Desse modo, a escolha do nome indica que rumo o novo Papa quer dar à Igreja.

3) O Papa, além de Sumo Pontífice da Igreja Católica, é também soberano dos Estados da Igreja. Dai, ser ele coroado como rei. E os Reis costumeiramente são indicados por um número, para distinguí-los uns dos outros, embora tenham o mesmo nome.

Esperando tê-la satisfeito, despeço-me atenciosamente

in Corde Jesu, semper,