Outros temas

Católico casa com presbiteriana e acaba entrando na seita
PERGUNTA
Enviada em:
Local:
Coronel Fabriciano - MG, Brasil
Religião:
Evangélica

Caro senhor,
Sempre fui católico. Nunca tive nenhuma tendência a igrejas evangélicas. Comecei a namorar uma moça evangélica. Ela me respeitava e eu a respeitava em suas decisões de fé. Eu era catequista e participava ativamente da minha paróquia. Aí ela engravidou de nossa primeira filha. Fiquei com medo de como seria a visão de minha filha, tendo o pai católico e a mãe evangélica. Como é quase impossível para uma pessoa evangélica aceitar os dogmas católicos, achei melhor seguir com ela para sua igreja. Até o momento, conhecia bem sua igreja na teoria. Ela é presbiteriana. Os presbiterianos têm uma fama de serem bem modernos e maduros em sua fé. Infelizmente não foi isso que constatei. Ao me aproximar vi que não passam de mais um grupo de "crentes" que deturpam a palavra de Deus a seu favor, como todas as outras seitas cristãs. Nos documentos, as idéias presbiterianas são sólidas e firmes. Documentos como a Confissão de Fé de Westminster e o Catecismo Maior de Westminster. Mas na prática, os presbiterianos desconhecem estes documentos, ou entendem-nos de acordo com suas crenças. Cada um tem uma visão de seus preceitos. São muito preconceituosos e fundamentalistas como todas as outras seitas. Isto me deixou muito decepcionado e frustrado. Comecei a me afastar da igreja e a fazer minhas orações sozinho, acompanhando o calendário litúrgico católico. Como me aproximei muito do pessoal desta igreja, pois na época eu havia mudado para cá, e eles nos deram muito apoio, fico receoso de voltar à igreja católica. Só que estou perdendo totalmente o convívio comunitário. Já não agüento ir aos "cultos" que eles fazem. É uma verdadeira bagunça, sem pé nem cabeça. Fico em casa. Só. Minha esposa vai com minhas filhas. Não sei o que deveria fazer, pois temo que isto possa afetar minha vida familiar ou até minha fé. Agradeço a atenção.
RESPOSTA

Muito prezado XXX, salve Maria.

Você agiu mal ao abandonar a Igreja Católica, o que lhe fez perder a Fé. Negar um só artigo do Credo faz perder toda a Fé. E você abandonou o artigo que proclama: Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.

Procure um bom padre e se confesse do pecado de ter abandonado a Igreja e ter frequentado a seita presbiteriana.

Todas as seitas protestantes são falsas porque recusam aceitar o Papa, sucessor de São Pedro, único Apóstolo que recebeu as chaves para governar a Igreja, como se lê em São Mateus XVI, 16-19.

Procure estudar o Catecismo do Concílio de Trento. Reze o terço todos os dias. Dê bom exemplo de vida católica e seu bom exemplo com suas orações converterão a sua família.

Um abraço,