Outros temas

Progresso na vida espiritual
PERGUNTA
Nome:
Milca
Enviada em:

gostaria de saber um pouco sobre o que é espiritualidade? gostaria de ver alguns textos referenta ao assunto.

RESPOSTA

Prezada Milca,
Salve Maria!

Recomendo-lhe que leia os livros dos grandes Doutores da Igreja, que tratam desse tema. Creio que lhe fariam muito bem os livros de Santo Afonso Maria de Ligório e os de São Francisco de Salles.

Mais perto de nós, no tempo, os livros de Santa Terezinha do Menino Jesus são bem úteis para se ter uma vida espiritual simples e sólida. Leia, por exemplo, História de uma Alma de Santa Terezinha.

Não há verdadeira espiritualidade católica sem devoção a Nossa Senhora, e o grande Doutor neste tema é São Luis Grignon de Montfort. Seu livro fundamental é o Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria, livro que é fácil de encontrar nas livrarias.

Também como Doutor mariano, é bem útil ler São Bernardo. Um livrinho pequeno, mas que é um tesouro de espiritualidade, é a Imitação de Cristo, também facilmente encontrada em livrarias no Brasil.

Outra obra recomendável é A alma de todo Apostolado, de Dom Chautard.

Do ponto de vista teórico, é interessante ler o Tratado de Ascética e Mística, de Thanquerey. Havendo necessidade de mais alguma informação escreva-nos.