Outros temas

Anel de Tucum
PERGUNTA
Nome:
Gilmar
Enviada em:
Local:
Taguaritinga - SP,
Religião:
Católica
Idade:
26 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Seminarista

Saudações em Cristo Jesus!

Gostaria de saber qual é o verdadeiro significado do anel de Tucum, tão usado pelos adeptos da Teologia da Libertação.

Um católico que é fiel à Igreja, ao Santo Padre, deve usá-lo?

Obrigado.
RESPOSTA
Muito prezado Gilmar, salve Maria!

O anel de tucum na mão de um Bispo é uma ostentação de pobreza. E ostentar virtude é vaidade que anula toda virtude.

Usar isso, para demonstrar amor aos pobres, mais é demagogia do que virtude.

Se alguém é realmente pobre, deve praticar essa pobreza e o desprezo das riquezas, sem ostentação, porque se não é pura vaidade e desejo de ser considerado pobre e bom. Isso é orgulho mascarado de pobreza.

Um Bispo é sucessor dos Apóstolos.

Quem é elevado pelo Papa a tão grande honra, deve saber distinguir entre o seu cargo e função episcopal, e a sua pessoa. Enquanto Bispo, ele deve compreender que deve usar todos os símbolos de sua honra apostólica. Enquanto pessoa, ele deve ter sempre diante de seus olhos, o seu pouco valor pessoal para tão alta honra. Quando o Bispo pensa que o anel episcopal é dele, enquanto pessoa individual, isso é sinal de que ele se esqueceu da dignidade altíssima de seu encargo apostólico. E isso é um grande mal. É exatamente isso que faz o Bispo que ostenta anel pobre, porque julga que o anel é para ele enquanto pessoa, esquecendo-se de sua missão de Apóstolo.

São Roberto Belarmino, que era Cardeal Arcebispo de Milão, e Príncipe, usava roupas e carruagens magníficas. Mas, no assento de sua carruagem, colocava escondidamente pontas de aço, para fazer penitência ocultamente em todo o percurso em carruagem dourada.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.