Outros temas

Semana Santa
PERGUNTA
Nome:
Aline
Enviada em:
Religião:
Protestante
Idade:
21 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

Gostaria de saber de quando é datada o início da celebração da semana santa, e tb de onde vem esse costume, é uma celebração simbólica e católica...e pq nao comer carne???

Tb gostaria de saber sobre as ramificações da igueja catolica, tipo apostólica romana e aanglicana???

RESPOSTA

Cara Aline, salve Maria!

A Semana Santa é a semana que antecede à grande festa do domingo de Páscoa, a maior festa cristã, que celebra a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ela começa no domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no domingo de Páscoa propriamente dito.

Segundo a Enciclopédia Católica New Advent (www.newadvent.org):

"em todo caso existia em Jerusalem ao final do quarto século, pois a Peregrinação de Aetheria contém uma descrição detalhada de uma semana inteira, começando com o serviço no "Lazarium" em Betânia, no sábado... No dia seguinte, como diz a Aetheria, " começa a semana da Pasch, a qual é chamada aqui de "Grande Semana""".

Portanto, vê-se que os cristãos comemoram a Semana Santa desde o princípio.

O jejum de carne durante a quaresma, e mais especificamente o da sexta feira da paixão, é feito como forma de penitência e em memória dos quarenta dias e quarenta noites que Nosso Senhor passou jejuando no deserto.  A Igreja só pede aos fiéis que façam o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta Feira da Paixão, na Semana Santa.

A Igreja católica não possui ramificações. Ela é a única fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual Ele orou para que fosse Una como Ele e o Pai são um.

Os anglicanos são protestantes, e portanto, não católicos.

Sancte Michael Archangele, defende nos in praelio

Paulo Sérgio R. Pedrosa